Novo concurso TJ BA (Tribunal de Justiça do Estado da Bahia) será para os cargos de analista judiciário e oficial de justiça, ambos de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 12/01/2023, às 07h59
O edital do novo concurso TJ BA (Tribunal de Justiça do Estado da Bahia) está previsto para ser publicado ainda neste semestre, ou seja, até junho. A confirmação foi feita na última quarta-feira, 11 de janeiro, pelo secretário-geral da presidência do órgão, Franco Bahia, durante reunião com representantes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud). De acordo com ele, o processo está em fase final de contratação da banca. Somente após a assinatura do contrato poderá ser anunciada a data precisa de início da seleção. Vale ressaltar que o concurso já conta com regulamento publicado desde setembro.
A expectativa é de que o TJ BA ofereça oportunidades para os cargos de analista técnico e oficial de justiça, ambos com exigência de nível superior. No entanto, a quantidade de vagas ainda deverá ser confirmada pelo órgão.
Para analistas deverão ser oferecidas, entre outras, oportunidades para a área administrativa, que pede formação em qualquer área.
De acordo com o regulamento, a seleção contará com 30% de vagas reservadas para negros e 5% para portadores de deficiência.
Ainda segundo o documento, o prazo de inscrições deverá ser de 30 dias, com aplicação das provas dentro de um prazo de 45 dias da publicação do edital.
Atualmente, o órgão conta com necessidade de nada menos do que 892 servidores para o cargo de oficial. De um total de 2.434 vagas de oficiais previstas na lei de estrutura administrativa do órgão, apenas 1.542 estão preenchidas.
De acordo com o regulamento, as provas do serão aplicadas em período diferenciados entre os cargos de ensino médio (caso exista oferta) e nível superior.
A aplicação ocorrerá nos seguintes municípios:
O último concurso TJ BA para o cargo de oficial de justiça ocorreu em 2006, quando foram oferecidas 1.349 vagas, sendo 337 para oficiais. Para concorrer foi necessário possuir formação de nível superior em qualquer área. A banca, na ocasião, foi a Fundação Cefet.
A prova contou com 80 questões, sendo:
Na parte de conhecimentos gerais, 10 contaram com peso 1, 10 com peso 2 e 10 com peso 3. Em conhecimentos específicos, 20 com peso 1, 20 com peso 2 e 10 com peso 3.
concursos concursos ba (bahia) concursos 2024 provas anterioresInstituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.