Redação Publicado em 26/03/2022, às 10h47 - Atualizado em 24/07/2023, às 18h00
Está publicado o edital do concurso do TJ BA (Tribunal de Justiça do Estado da Bahia) para as carreiras de técnico e analista judiciários. O certame reúne 277 vagas para diversas Comarcas do estado da Bahia.
O cargo de técnico judiciário – escrevente de cartório (25 vagas) requer escolaridade mínima de ensino médio completo e recebe o salário básico de R$ 3.725,10.
Já para analista judiciário (252), a exigência é de formação de nível superior e o vencimento básico é de R$ 6.111,82. Confira, a seguir, a distribuição das vagas por área/especialidade:
analista judiciário – área judiciária – subescrivão (134);
analista judiciário – área judiciária – oficial de justiça avaliador (80);
analista judiciário – área judiciária – técnico jurídico (2);
analista judiciário – área administrativa – técnico de nível superior (7);
analista judiciário – área administrativa –administrador (3);
analista judiciário – área de apoio especializado – arquiteto (1);
analista judiciário – área de apoio especializado – auditor (2);
analista judiciário – área de apoio especializado – contador (3);
analista judiciário – área de apoio especializado – engenheiro civil (1);
analista judiciário – área de apoio especializado – engenheiro eletricista (1);
analista judiciário – área de apoio especializado – engenheiro mecânico (1);
analista judiciário – área de apoio especializado – engenheiro de segurança do trabalho (1);
analista judiciário – área de apoio especializado – estatístico (1);
analista judiciário – área de apoio especializado – jornalista (1);
analista judiciário – área de apoio especializado – médico (3);
analista judiciário – área de apoio especializado – pedagogo (1);
analista judiciário – área de apoio especializado – psicólogo (2);
analista judiciário – área de apoio especializado – assistente social (2); e
analista judiciário – área de apoio especializado – analista de tecnologia da informação e comunicação (6).
LÍNGUA PORTUGUESA: Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Emprego do sinal indicativo de crase. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Morfossintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Discurso direto, indireto e indireto livre. Adequação da linguagem ao tipo de documento.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: Raciocínio Lógico: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas envolvendo regra de três simples, cálculos de porcentagem, acréscimos e descontos. Noções de Estatística: medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética simples e ponderada) e de dispersão (desvio médio, amplitude, variância, desvio padrão); leitura e interpretação de gráficos (histogramas, setores, infográficos) e tabelas.
LEGISLAÇÃO: Estatuto dos Servidores Civis Públicos do Estado da Bahia - Lei nº 6.677/1994. Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia atualizado (disponível em:http://www5.tjba.jus.br/portal/wp-content/uploads/ 2022/10/REGIMENTO-INTERNO-ATUALIZADO-EM-31102022.pdf). Organização e Divisão Judiciária do Estado da Bahia - Lei nº 10.845, de 27 de novembro de 2007.
Dica de estudo: língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.