Novo concurso TJ BA (Tribunal de Justiça da Bahia) deve ser realizado em decorrência da grande quantidade de aposentadorias
Fernando Cezar Alves Publicado em 14/05/2024, às 12h43
A realização de novo concurso TJ BA (Tribunal de Justiça da Bahia) voltou a ser confirmada pela presidente do órgão, desembargadora Cynthia Resende. Na última segunda-feira, 14 de maio, em entrevista à Rádio Metrópole, ela confirmou a realização de novo certame para magistrados, bem como a convocação de remanescentes. "Estamos trabalhando com a área financeira", explicou. Vale lembrar que, em 27 de novembro, a magistrada já havia anunciado tambem a intenção de contratar mais servidores.
De acordo com a desembargadora, o TJ BA conta com grande carência de pessoal, principalmente junto ao primeiro grau. No caso de magistrados, a intenção é divulgar um novo edital no decorrer dos próximos meses, ainda em 2024.
"Eu gostaria de deixar o Poder Judiciário numa posição mais confortável do que a que ele está hoje. Outra questão que a gente precisa resolver com urgência é a carência de servidores. Nós temos um quadro que envelheceu muito", disse. "Há muitas aposentadorias que não foram substituídas, então temos um déficit imenso tanto no interior como na capital. Temos que partir o mais rápido possível para um concurso público para captar novos servidores", disse, em novembro.
Por enquanto, ainda não há uma definição de quando o edital do concurso TJ BA poderá ser publicado, bem como quais cargos e vagas poderão ser oferecidos. A expectativa é de que novas informações sejam anunciadas no decorrer dos próximos meses.
O último concurso TJ BA foi iniciado em 2023, com uma oferta de 277 vagas para os cargos de técnico e analista, em diversas áreas de atuação. A banca organizadora é a Fundação Carlos Chagas (FCC).
No caso de ensino médio, a seleção contou com uma oferta de 25 vagas para o cargo de técnico judiciário – escrevente de cartório.
Para nível superior foram 252 vagas em diversas áreas, da seguinte forma: