Um novo concurso TJ ES (Tribunal de Justiça do Espírito Santo) é confirmado pelo presidente do órgão, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 26/05/2020, às 10h04 - Atualizado às 15h40
Um novo concurso TJ ES (Tribunal de Justiça do Espírito Santo) pode ser realizado, possivelmente, até 2021. Acontece que o presidente do órgão, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, confirmou que pretende dar início ao certame até o próximo ano, em decorrência da grande quantidade de aposentadorias e exonerações. Porém, cargos e vagas ainda deverão ser confirmados futuramente. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
O grande empecilho para o início imediato da nova seleção diz respeito ao fato de que o órgão ainda passa por um momento de contenção de gastos. A intenção, agora, é buscar uma forma de conciliar a necessidade de contratações com a limitação orçamentária.
O órgão conta, atualmente, com nada menos do que 660 vagas em aberto, sendo 46 para o cargo de técnico judiciário,que pede apenas ensino médio para ingresso, e 598 para a carreira de analista judiciário, destinada a quem possui formação de nível superior. As remunerações iniciais são, respectivamente, de R$ 4.245,08 e R$ 6.118,86.
O último concurso TJ ES ocorreu em 2010, quando foram oferecidas 455 vagas, incluindo analistas judiciário I e II, com exigências de ensino médio e formação superior. A banca, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
A seleção foi composta de provas objetivas, prova prática de digitação somente para a carreira de analista na área judiciária - especialidade direito, prova prática de taquigrafia para analista na área de apoio especializado - taquigrafia, e análise de títulos.
Para todos os cargos, a prova objetiva contou com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.
concursos concursos es (espírito santo) concursos 2023 provas anteriores