O concurso TJ MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) será destinado aos cargos da área de apoio
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 23/09/2021, às 13h38 - Atualizado às 14h10
O edital do novo concurso TJ MG (Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais) está previsto para ser publicado até dezembro. A cofirmação foi feita pelo presidente do órgão, desembargador Gilson Soares Leme, em resposta a questionamento de candidatos em suas redes sociais. A nova seleção é aguardada desde 2019, quando já contava, inclusive, com cargos e banca organizadora definida. Porém, acabou não se concretizando em decorrência de uma reestruturação do órgão. Na ocasião, a expectativa era por dois concursos, destinados, respectivamente, para a 1ª e 2ª instâncias. No entanto, o processo acabou tendo seus preparativos suspensos, com o objetivo de unificar as carreiras, o que finalmente ocorreu em 16 de dezembro de 2020. Cargos e vagas ainda serão confirmados.
O órgão já conta, inclusive, com banca organizadora definida: o Instituto Consulplan.
Embora antes da unificação, já houvesse uma definição para a oferta de vagas nas carreiras de oficial e técnico judiciário, a deliberação é de que o novo edital seja para os cargos de técnicos e analistas judiciários, respectivamente, destinados para quem possui ensino médio e nível superior.
Vale ressaltar que, enquanto o concurso para servidores segue em planejamento, o órgão deu início a uma nova seleção para o cargo de juiz.
O último concurso TJ MG para servidores ocorreu em 2017. Na ocasião, as seleções ainda eram diferenciadas de acordo com a respectiva instância. As oportunidades foram destinadas somente para a 1ª instância, para cargos de nível médio.
A oferta foi de 15 oportunidades, sendo dez para o cargo de oficial de apoio judicial e cinco para oficial judiciário, cargos que já não mais existem dentro do quadro de pessoal, após a recente reestruturação do órgão.
A seleção ainda está em prazo de vigência, com nomeações em análise para ocorrer após a restrição de contratações decorrente da pandemia de Covid 19.