Concurso TJ PB encerra hoje inscrição para 60 vagas de juiz leigo

Ofertas do edital do concurso TJ PB (Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba) são destinadas a candidatos com nível superior em direito e dois anos de experiência

Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 05/05/2022, às 08h29 - Atualizado às 08h34

Google Street View

Terminam hoje, dia 5 de maio, as inscrições do concurso TJ PB (Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba). O edital oferece 60 vagas para a carreira de juiz leigo, sendo três chances reservadas a pessoas com deficiência.

Para ingressar na carreira é necessário possuir nível superior em direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e dois anos de experiência jurídica. A remuneração é de R$ 60 por ato homologado.

Entre as atribuições do juiz leigo, estão: zelar pela dignidade da justiça; velar por sua honra e reputação pessoal, inclusive nas redes sociais, e agir com lealdade e boa-fé; abster-se da captação de clientela no exercício da função de juiz leigo; respeitar o horário marcado para o início das sessões de conciliação e das audiências de instrução e não se ausentar, injustificadamente, antes de seu término; entre outras.

Como se inscrever no concurso TJ PB

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do processo de seleção, que é o Instituto Access (https://concursos.access.org.br).

Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 60, e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.

Concurso TJ PB: provas

O concurso TJ PB será constituído das seguintes etapas:

  1. prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. prova discursiva (projetos de sentença cível e criminal), de caráter eliminatório e classificatório;
  3. avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A prova objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as áreas de conhecimento especificadas no quadro abaixo:

Já a prova discursiva (projetos de sentença cível e criminal) será constituída de um enunciado para elaboração dos projetos de sentença.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na cidade de João Pessoa/PB na data prevista de 3 de julho, em dois turnos, especificados a seguir:

  1. período da manhã, das 8h às 12h - prova objetiva;
  2. período da tarde, das 15h às 19h - prova discursiva.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso TJ PB.

* Notícia útil para o Estado da Paraíba. Confira mais informações sobre a região aqui.

concursos publicos concursos abertos concurso pb (paraíba) provas anteriores