O novo concurso TJ RO (Tribunal de Justiça de Rondônia) será para a carreira de notário de cartórios, que pede formação em direito ou dez anos de serviços notariais
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 26/11/2019, às 12h08 - Atualizado às 15h08
Um novo concurso TJ RO (Tribunal de Justiça de Rondônia) deve ser realizado em breve. O órgão já definiu, inclusive, o nome da banca organizadora para o edital do seu próximo certame, que será para o cargo de notário de cartórios. O presidente do órgão, desembargador Walter Junior, já autorizou o contrato com a empresa, que será o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses). A quantidade de vagas ainda deverá ser confirmada pelo órgão. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito ou dez anos de atividades notariais. A carreira não conta com uma remuneração fixa, que varia de acordo com os valores arrecadados pela respectiva unidade cartorial, descontadas as respectivas taxas devidas ao governo.
Normalmente, os concursos para notários de cartórios contam com opções para ingresso e remoção, sendo esta última para os servidores que já atuam no cargo e pretende mudar de localidade de trabalho.
O último concurso TJ RO ocorreu em 2017, quando foram oferecidas 24 vagas, sendo 16 para a opção de ingresso e 8 para remoção. A banca organizadora, na ocasião, também foi a Ieses.
A prova objetiva contou com 100 questões, sendo 45 de direito notarial e registral, 15 de direito constitucional, administrativo e tributário, 25 de direito civil, comercial e processual civil, cinco de direito penal e processual penal, cindo de direito judiciário de Rondônia e cinco de conhecimentos gerais.