Novo concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) terá aproximadamente 300 vagas. Exigência de nível superior em direito, R$ 28,8 mil
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 21/07/2021, às 12h08 - Atualizado às 14h18
O novo concurso TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) para o cargo de juiz substituto conta com mais dois membros indicados para a comissão organizadora, de acordo com documento publicado no diário oficial eletrônico desta quarta-feira, 21 de julho. Os dois novos integrantes correspondem a indicações do procurador geral de justiça do estado, doutor Mário Luiz Sarrubbo. A seleção contará com aproximadamente 300 vagas, conforme anunciado recentemente pelo presidente do órgão, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. A intenção, segundo ele, é iniciar a seleção entre os meses de agosto e setembro. Novas informações devem ser anunciadas em breve.
Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito e três anos de prática jurídica. A remuneração inicial da carreira é de R$ 28.883,87.
Atualmente, a carreira conta com um total de 329 vagas em aberto no cargo, número aproximado ao indicado pelo presidente do órgão.
A banca, já definida, será a Fundação Vunesp.
Em Aditamento
Nº 40.677/2021 – OFÍCIO do Doutor MÁRIO LUIZ SARRUBBO, Procurador Geral da Justiça de São Paulo, indicando a Doutora TEREZA CRISTINA MALDONADO KATURCHI EXNER e o Doutor JOÃO ANTONIO BASTOS GARRETA PRATS, para integrarem, respectivamente como titular e suplente, a Comissão do 189º Concurso de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, nos termos da Resolução Conjunta CNJ/CNMP nº 07/2021.
O último concurso TJ SP para a carreira de juiz ocorreu em 2018. Na ocasião, a oferta foi de 310 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.
A seleção foi composta de cinco etapas, incluindo provas objetivas na primeira, provas dissertativas na segunda, inscrição definitiva, sindicância de vida pregressa, investigação social, exames de sanidade física e mental e avaliação psicológica na terceira, prova oral na quarta e análise de títulos na última.
A prova objetiva foi composta de de 100 questões, distribuídas por três blocos. O bloco 1 contou com 30 questões sobre direito civil , direito processual civil, direito do consumidor e direito da criança e do adolescente. No bloco 2 foram 30 de direito penal, direito processual penal, direito eleitoral e direito constitucional. Por fim, no bloco 3, 30 de direito administrativo, direito ambiental, direito tributário e direito empresarial.
A segunda fase contou com prova discursiva e prova prática de sentença. A primeira contou com uma dissertação e quatro questões discursivas e a prova prática, com duas sentenças, sendo uma de natureza cível e outra criminal.
concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anterioresO Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) é um órgão do Poder Judiciário de São Paulo, com sede na capital e jurisdição em todo o território estadual.
É constituído por 56 Circunscrições Judiciárias (CJ) pelo interior do estado e conta com 360 desembargadores, sendo considerado o maior tribunal do mundo. Se forem considerados, além dos desembargadores, os juízes substitutos em segundo grau e os juízes convocados, a quantidade de julgadores chega a 729.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.