O novo concurso TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) será para a área de apoio, que conta com necessidade de 389 servidores
Patricia Lavezzo Publicado em 07/07/2021, às 15h26
Boa notícia do concurso TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios): a minuta do edital será iniciada na semana do dia 12 de julho. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 7 de julho, durante sessão ordinária da 7ª Turma Cível, pelo presidente do órgão, desembargador Romeu Gonzaga Neiva.
Segundo o presidente, o órgão está com defasagem de pessoal, inúmeras aposentadorias, e os outros tribunais não querem ceder servidores. A previsão é de que o concurso seja lançado ainda neste ano.
A seleção será para o preenchimento de postos na área de apoio, mas o presidente não descarta, ainda, a contratação de magistrados. "A nossa ideia é viabilizar o concurso no segundo semestre, mas estamos estudando. Há, inclusive, conversas para fazer concurso para magistrados também, por conta das perdas de colegas por aposentadorias e até pela Covid 19", disse.
Na área de apoio, o órgão conta com necessidade de 389 servidores, enquanto para magistrados a carência é de 216 juízes. Na área de apoio são 208 técnicos judiciários e 181 analistas judiciários, cargos previstos para a nova seleção. No caso de técnico, para concorrer é exigido ensino médio e para analistas, nível superior. As remunerações atuais são, respectivamente, de R$ 7.591,36 e R$ 12.455,30, já considerando a gratificação por atividade judiciária.
Vale ressaltar que o tribunal já conta com previsão no orçamento 2021 para suprir 111 vagas no decorrer do ano, embora o documento não indique qualquer distribuição por cargos.
O último concurso TJDFT, realizado em 2015, contou com uma oferta de 80 vagas imediatas, além de cadastro reserva. Das ofertas disponibilizadas, 13 foram reservadas às pessoas negras ou portadoras de deficiência. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
Candidatos com o nível médio puderam concorrer a técnico judiciário na área administrativa (35). Além disso, também foram oferecidas oportunidades de técnico judiciário nas áreas de apoio especializado – enfermagem (1) e apoio especializado – programação de sistemas (1).
Para nível superior, as opções foram para analistas judiciários nas seguintes áreas: apoio especializado – análise de sistemas (1); apoio especializado – biblioteconomia (1); apoio especializado – psicologia (1); apoio especializado – suporte em tecnologia da informação (1); apoio especializado – medicina/clínica médica (1); apoio especializado – medicina/ginecologia-obstetrícia (1); apoio especializado – medicina/neurologia (1); apoio especializado – medicina/pediatria (1); apoio especializado – medicina/psiquiatria (1); apoio especializado – odontologia/dentística (1); judiciária (31); e judiciária – oficial de justiça avaliador federal (2).
concursos publicos concursos 2023 concursos federais