MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso TCE BA: visita técnica para criação de três cargos

Concurso TCE BA será necessário para prover novos cargos de auditor substituto de conselheiro, caso seja autorizada a sua criação

Concurso TCE BA
Concurso TCE BA - Google street view

Patricia Lavezzo
Publicado em 07/07/2021, às 10h53 - Atualizado às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Concurso TCE BA (Tribunal de Contas do Estado da Bahia) em pauta! Em visita técnica, foi tratada a necessidade de criação de três cargos de Auditor Substituto de Conselheiro. Caso a lei implemente a carreira, será necessário a realização de concurso público para prover os cargos.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), Adolfo Menezes, recebeu do presidente do TCE BA, Gildásio Penedo Filho, uma mensagem ao Projeto de Lei nº 170/2021, que trata da necessidade de incluir na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) autorização para criação de três cargos de Auditor Substituto de Conselheiro.

A demanda se deu em razão do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4541, cujo acórdão declarou “a inconstitucionalidade da expressão 'compreendendo as categorias de Auditor Jurídico e Auditor de Controle Externo', constante no art 58 da Lei Complementar baiana nº 5/1991, e da expressão 'compreendendo as funções de substituição de Conselheiro, instrução e apreciação, em primeira instância, de processos', constante do art. 5º § 3º, inc. I da Lei Baiana nº 7.879/2001 e reproduzido no art. 5º. § 3º, inc I, da Lei baiana nº 13192/2014, ressaltando que “a inexistência do cargo de auditor previsto no art. 73 da Constituição da República torna ilegítima a substituição temporária de conselheiros e realização de atos inerentes à judicatura por servidores do Tribunal de Contas da Bahia até que se sobrevenha a lei que implemente a carreira de auditor e que se realize concurso público para prover tais cargos”.

Projeto de lei

Visando ao adequado cumprimento da determinação do STF, o TCE BA deverá encaminhar à Alba projeto de lei para a criação dos cargos de Auditor Substituto de Conselheiro para posterior provimento após a realização de concurso público.

O TCE BA demandou da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) que procedesse à alteração no Anexo I do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022, relativo às prioridades da Administração Pública Estadual a fim de contemplar as iniciativas “realizar concursos públicos” e “nomear servidores”, ajustando desse modo a proposta inicial para a LDO 2022.

* informações do site TCE BA

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso TCE BA 2023

TCE BA
Vagas: 20
Taxa de inscrição: De R$ 107,00
Cargos: Auditor Fiscal
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 10325,34
Organizadora: FGV
Estados com Vagas: BA

+ Agenda do Concurso

28/08/2023 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
05/10/2023 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
10/12/2023 Prova Adicionar no Google Agenda
concursos publicosconcursos ba (bahia)concursos 2023

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.