Concurso Transpetro deve ser realizado por determinação da Justiça, em decorrência de contratações realizadas sem concurso
Fernando Cezar Alves Publicado em 24/11/2025, às 10h08
Quem pretende participar de um próximo concurso Transpetro deve ter um pouco mais de paciência. Em maio, a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte, em virtude de uma Ação Civil Pública, deu um prazo de 180 dias para a realização do novo certame. Desta forma, a publicação do edital estava prevista para ocorrer até dezembro. No entanto, de acordo com as últimas informações divulgadas pela empresa, a justiça revogou o prazo, conforme determinado em sessão de julgamento, na última semana. O acórdão deve ser publicado nos próximos dias. De qualquer forma, a seleção segue em pauta e pode ser feita no decorrer de 2026.
A ação publica determinava que a Transpetro deveria fazer o novo certame em decorrência da grande quantidade de contratações realizadas nos últimos anos sem a realização de concursos, como determina o artigo 37 da Constituição.
Vale lembra que a empresa ainda conta com seu último certame em validade, que deve ser encerrado em 5 de março para os cargos de níveis médio/técnico (quadro terra) e 2 de abril para nível superior e quadro mar, sem possibilidade de prorrogação.
O último concurso Transpetro ocorreu em 2023, por meio de um processo seletivo para o preenchimento de 1.656 vagas, sendo 207 para preenchimento imediato e 1.449 cadastros reserva de pessoal, com opções para quem possui ensino médio técnico ou nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Cesgranrio.
Ao todo foram três editais, com provas diferenciadas para cada.
Para os cargos do edital 1, a prova contou com 60 questões, da seguinte forma:
Para os editais 2 e 3 , a prova teve 70 questões, da seguinte forma:
Em conhecimentos gerais
Para advogado também foi aplicada uma prova discursiva, com duas questões
concursos concursos federais concursos 2025 provas anterioresA Transpetro, subsidiária da Petrobras, é uma provedora de soluções logísticas integradas para a indústria de óleo, gás e biocombustíveis, com excelência em operação de ativos de primeira classe, atuando com competitividade, confiabilidade e valores inegociáveis em segurança e na preservação do meio ambiente.