O aguardado concurso TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) já conta com 26 tribunais com a intenção de participar
Patricia Lavezzo Publicado em 22/08/2023, às 11h10 - Atualizado às 11h13
Cresce a expectativa pelo concurso TREs unificado. Acontece que foi divulgada a ata do 82º Encontro do Coptrel (Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais), que ocorreu nos dias 17,18 e 19 de agosto, e nela consta o debate sobre a criação de vagas na área de Tecnologia da Informação (TI).
De acordo com documento, a proposta de criação de vagas de TI partiu do TRE MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), sendo que uma proposta semelhante já havia sido apresentada pelo TRE BA (Bahia). A área conta com defasagem de pessoal nos TREs, comprometendo, desta forma, o trabalho.
Segundo a ata, o presidente do Coptrel sugeriu que o TSE iniciasse articulação junto ao Congresso Nacional para promover a criação das vagas na área de TI no TREs em todo o país. O plenário aprovou a sugestão do presidente por unanimidade.
Lembrando que o Coptrel, integrado pelos desembargadores presidentes dos tribunais regionais eleitorais, tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral. No encontro, também foram debatidas ações para a melhoria de procedimentos da Justiça Eleitoral, combate à desinformação e planejamento para as Eleições 2024.
A expectativa inicial era de que o edital do concurso TREs unificado fosse divulgado ainda em agosto. No entanto, o certame não conta nem mesmo com banca organizadora definida.
Também chegou a ser anunciado que a seleção não seria mais realizada dessa forma, em decorrência de dificuldades operacionais para a aplicação das provas apresentadas pelas bancas organizadoras. No entanto, no dia 28 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestou, negando qualquer confirmação nesse sentido.
Ao menos 26 tribunais já confirmaram intenção de participar do certame unificado:
A expectativa é de que sejam oferecidas vagas para os cargos de técnico e analista judiciário, ambos com exigência de nível superior. As remunerações atuais são de R$ 8.046,84 para técnicos e R$ 13.202,62 para analistas.
Independentemente da realização do concurso TREs unificado, é grande a expectativa pela ampliação das vagas em tribunais de todo o país. Acontece que segue em pauta a criação de 565 vagas para o cargo de analista judiciário - apoio especializado - análise de sistemas. Neste sentido, um projeto de lei deve ser encaminhado em breve para o Congresso Nacional.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo de seleção na página do concurso TREs Unificado.
concursos publicos concursos federais concursos 2024 provas anteriores