Concurso TREs unificado: criação de vagas de TI é debatida; saiba mais

O aguardado concurso TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) já conta com 26 tribunais com a intenção de participar

Patricia Lavezzo   Publicado em 22/08/2023, às 11h10 - Atualizado às 11h13

Divulgação

Cresce a expectativa pelo concurso TREs unificado. Acontece que foi divulgada a ata do 82º Encontro do Coptrel (Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais), que ocorreu nos dias 17,18 e 19 de agosto, e nela consta o debate sobre a criação de vagas na área de Tecnologia da Informação (TI).

De acordo com documento, a proposta de criação de vagas de TI partiu do TRE MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), sendo que uma proposta semelhante já havia sido apresentada pelo TRE BA (Bahia). A área conta com defasagem de pessoal nos TREs, comprometendo, desta forma, o trabalho.

Segundo a ata, o presidente do Coptrel sugeriu que o TSE iniciasse articulação junto ao Congresso Nacional para promover a criação das vagas na área de TI no TREs em todo o país. O plenário aprovou a sugestão do presidente por unanimidade.

Lembrando que o Coptrel, integrado pelos desembargadores presidentes dos tribunais regionais eleitorais, tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral. No encontro, também foram debatidas ações para a melhoria de procedimentos da Justiça Eleitoral, combate à desinformação e planejamento para as Eleições 2024.

O que se sabe até agora sobre o concurso TREs Unificado

A expectativa inicial era de que o edital do concurso TREs unificado fosse divulgado ainda em agosto. No entanto, o certame não conta nem mesmo com banca organizadora definida.

Também chegou a ser anunciado que a seleção não seria mais realizada dessa forma, em decorrência de dificuldades operacionais para a aplicação das provas apresentadas pelas bancas organizadoras. No entanto, no dia 28 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestou, negando qualquer confirmação nesse sentido.

Ao menos 26 tribunais já confirmaram intenção de participar do certame unificado:

  1. TRE Acre
  2. TRE Alagoas
  3. TRE Amapá
  4. TRE Amazonas
  5. TRE Bahia
  6. TRE Ceará
  7. TRE Distrito Federal
  8. TRE Espírito Santo
  9. TRE Goiás
  10. TRE Maranhão
  11. TRE Mato Grosso
  12. TRE Mato Grosso do Sul
  13. TRE Minas Gerais
  14. TRE Paraíba
  15. TRE Paraná
  16. TRE Pernambuco
  17. TRE Piauí
  18. TRE Rio de Janeiro
  19. TRE Rio Grande do Norte
  20. TRE Rio Grande do Sul
  21. TRE Rondônia
  22. TRE Roraima
  23. TRE Santa Catarina
  24. TRE São Paulo
  25. TRE Sergipe
  26. TRE Tocantins

A expectativa é de que sejam oferecidas vagas para os cargos de técnico e analista judiciário, ambos com exigência de nível superior. As remunerações atuais são de R$ 8.046,84 para técnicos e R$ 13.202,62 para analistas.

Independentemente da realização do concurso TREs unificado, é grande a expectativa pela ampliação das vagas em tribunais de todo o país. Acontece que segue em pauta a criação de 565 vagas para o cargo de analista judiciário - apoio especializado - análise de sistemas. Neste sentido, um projeto de lei deve ser encaminhado em breve para o Congresso Nacional.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo de seleção na página do concurso TREs Unificado.

concursos publicos concursos federais concursos 2024 provas anteriores