O aguardado concurso público TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) deve ter o edital publicado após reestruturação de cargos
Fernando Cezar Alves Publicado em 22/04/2024, às 12h32
Foi alterada a oferta de vagas do novo concurso TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com novo despacho interno, o certame agora deve contar com uma oferta de 312 vagas para o preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal. O quantitativo é inferior ao total inicialmente anunciado, que era de 520 oportunidades.
De acordo com informações divulgadas na última semana, a liberação do edital deve ocorrer após a reestruturação de duas carreiras. A mudança estava prevista para ser votada na sessão do último dia 9 de abril, por meio de uma proposta de resolução, o que acabou não ocorrendo, uma vez que o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, adiou a votação.
De acordo com a pauta, as duas carreiras que devem contar com mudanças são as seguintes:
De acordo com as últimas informações, a distribuição de vagas por TREs e cargos será a seguinte:
Para concorrer aos cargos de técnico e analista é necessário possuir formação de nível superior. As remunerações atuais são de R$ 8.046,84 para técnicos e R$ 13.202,62 para analistas.
Vale lembrar, ainda, que tramita, no Congreso Nacional, o projeto de lei 4/2024, que pretende criar 549 vagas no TSE, sendo 474 para preenchimento efetivo, por meio de concurso público, além de 75 vagas para cargos comissionados. Desta forma, as oportunidades poderão ser preenchidas pelos tribunais, durante o prazo de validade do certame.
Para técnicos, as oportunidades serão para as seguintes áreas:
Para analistas:
Assim que iniciadas, as inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, que será o Cebraspe.
A seleção contará com reserva de vagas da seguinte forma:
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores