Concurso TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) já conta com 26 tribunais do país confirmados para técnicos e analistas
Fernando Cezar Alves Publicado em 27/07/2023, às 09h24
A publicação do edital do novo concurso TREs Unificado pode ficar para 2024. A possibilidade foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE MG), por meio de suas páginas oficiais, através de uma nota, na qual indica que participará da seleção, que "deve ocorrer nesse ano de 2023 ou no primeiro semestre de 2024". Inicialmente, a expectativa era de publicar o edital já em agosto. No entanto, a banca organizadora ainda não foi definida. A mais cotada, ainda que não oficializada, é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A nota divulgada pelo TRE MG sobre o concurso TREs unificado diz o seguinte:
“O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais comunica aos interessados que participará do concurso público unificado a ser promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral neste ano de 2023 ou no primeiro semestre de 2024”.
O TRE MG também divulgou as vagas em aberto atualmente, que poderão ser contempladas na seleção unificada:
O concurso TREs unificado será para os cargos de técnico e analista judiciário, ambos com exigência de nível superior. As remunerações atuais são de R$ 8.046,84 para técnicos e R$ 13.202,62 para analistas.
Já foi confirmado que, além das vagas imediatas, também deverão ser formados cadastros reserva, com aplicação das provas na capital do estado do candidato, com possibilidade de concorrer mesmo para outra capital.
Ao todo, 26 TREs já confirmaram participação no certame:
De acordo com a resolução 23.391, publicada recentemente, as provas do certame contarão, no mínimo, com questões sobre:
Na parte de conhecimentos gerais, ao menos quatro disciplinas são obrigatórias:
Também poderão ser aplicadas provas discursivas e análise de títulos. Além disso, para a área de segurança poderão ser cobrados testes de aptidão física.
Além da realização do concurso TREs unificado para vagas imediatas e possíveis cadastros em vários estados, durante o 80 encontro do Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) foi discutida a criação de 565 vagas para o cargo de analista judiciário - apoio especializado - análise de sistemas. Neste sentido, um projeto de lei deve ser encaminhado em breve para o Congresso Nacional.
Caso aprovadas, as novas oportunidades poderão ser oferecidas por meio de novas seleções realizadas pelos respectivos tribunais ou pela convocação de remanescentes da seleção unificada.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores