Concurso TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) tem seu edital previsto para ser divulgado em agosto, para necessidades de todo o país
Fernando Cezar Alves Publicado em 09/03/2023, às 10h44 - Atualizado às 14h18
Boa notícia para quem pretende participar do novo concurso TREs unificado (Tribunal Regional Eleitoral) ou para seleções posteriores de tribunais eleitorais de todo o país. Acontece que em fevereiro, durante o 80 encontro do Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), foi discutido o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional para a criação de 565 vagas para o cargo de analista judiciário - apoio especializado - análise de sistemas.
Ao que tudo indica, ainda não haverá tempo hábil para oferta destas oportunidades na próxima seleção unificada, uma vez que a publicação do edital está prevista para ocorrer em agosto. Porém, uma vez aprovada a proposta, novas seleções poderão ocorrer ou o preenchimento pode ser feito pela convocação de remanescentes da nova seleção.
O pedido de criação das vagas já foi aprovado no encontro e encaminhado para análise no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quem cabe decidir o envio da proposta ao Congresso. Na ocasião foi ressaltado que a necessidade de pessoal na área de tecnologia se tornou latente durante os meses de pandemia da Covid 19.
Com publicação do edital do concurso TREs unificado prevista para ocorrer em agosto, a seleção ainda aguarda a confirmação do nome da banca organizadora que, segundo o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira, já está praticamente definido. Somente após a assinatura do contrato com a escolhida poderá ser anunciada a data precisa de início do certame.
A expectativa é de que o concurso TREs unificada seja para oportunidades para os cargos de técnico e analista judiciário, ambos atualmente com exigência de nível superior, tendo em vista a alteração na escolaridade dos técnicos, por meio da lei 14.456/22, divulgada em dezembro, que passou de ensino médio para nível superior. As remunerações atuais são de R$ 8.046,84 para técnicos e R$ 13.202,62 para analistas.
Já foi confirmado que, além das vagas imediatas, também deverão ser formados cadastros reserva, com aplicação das provas na capital do estado do candidato, com possibilidade de concorrer mesmo para outra capital.
De acordo com a resolução 23.391, publicada recentemente, as provas contarão, no mínimo, com questões sobre:
Na parte de conhecimentos gerais, ao menos quatro disciplinas são obrigatórias:
Também poderão ser aplicadas provas discursivas e análise de títulos. Além disso, para a área de segurança poderão ser cobrados testes de aptidão física.
Ao todo, ao menos 20 TREs já manifestaram interesse em participar da seleção:
Como já havia sido anunciado, o último concurso TRE SP ocorreu em 2016, com uma oferta inicial de 14 vagas iniciais, além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas.
No caso de ensino médio foram sete vagas imediatas para técnicos, distribuídas da seguinte forma:
Para os analistas, de nível superior, também foram sete vagas imediatas, da seguinte forma:
A lotação para os cargos de analista judiciário nas áreas judiciária e administrativa e técnico judiciário na área administrativa foi nos cartórios eleitorais do Estado de São Paulo ou na Secretaria do TRE/SP (situada na capital), enquanto que os demais postos foram apenas na Secretaria do órgão.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores