Concurso TREs unificado: nomeação dos aprovados está prevista para o início de 2024

Concurso TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) está previsto para ocorrer no segundo semestre, para necessidades de todo o país

Fernando Cezar Alves   Publicado em 04/02/2023, às 10h18 - Atualizado em 06/02/2023, às 13h08

Concurso TREs unificado: sede do TSE : Divulgação

A realização do novo concurso TREs Unificado (Tribunais Regionais Eleitorais) segue em planejamento. De acordo com relatório apresentado recentemente, durante a 4 reunião do Comitê Gestor de Contratações da Justiça Eleitoral, a publicação do edital segue prevista para ocorrer no segundo semestre. Além disso, já está certo que a nomeação dos aprovados está programada para o início de 2024. A expectativa é de que a comissão organizadora seja oficializada nos próximos dias, tendo em vista que estava inicialmente prevista para ser anunciada em janeiro. 

Após este procedimento poderá ser iniciado o processo de escolha da banca organizadora, que deverá ser feita pela justiça eleitoral através de dispensa de licitação, o que tende a agilizar o certame. Somente após a assinatura do contrato poderá ser definida a data precisa de início do certame.

Já está certo que o certame será para diversos tribunais do país, que apresentarem interesse em participar.

Também já foi confirmado que, além das vagas imediatas, também deverão ser formados cadastros reserva, com aplicação das provas na capital do estado do candidato, com possibilidade de concorrer mesmo para outra capital.

De acordo com a resolução 23.391, publicada recentemente, as provas contarão, no mínimo, com questões sobre:

Na parte de conhecimentos gerais, ao menos quatro disciplinas são obrigatórias:

Também poderão ser aplicadas provas discursivas e análise de títulos. Além disso, para a área de segurança poderão ser cobrados testes de aptidão física.

Até o momento, ao menos 20 tribunais já indicaram interesse em participar do concurso unificado:

A expectativa é de que o concurso TREs unificado seja para oportunidades para os cargos de técnico e analista judiciário, ambos atualmente com exigência de nível superior, tendo em vista a alteração na escolaridade dos técnicos, por meio da lei 14.456/22, divulgada em dezembro, que passou de ensino médio para nível superior.

Saiba como foi a última seleção para São Paulo

Como já havia sido anunciado, o último concurso TRE SP ocorreu em 2016, com uma oferta inicial de 14 vagas iniciais, além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas.

No caso de ensino médio foram sete vagas imediatas para técnicos, distribuídas da seguinte forma:

Para os analistas, de nível superior, também foram sete vagas imediatas, da seguinte forma:

A lotação para os cargos de analista judiciário nas áreas judiciária e administrativa e técnico judiciário na área administrativa foi nos cartórios eleitorais do Estado de São Paulo ou na Secretaria do TRE/SP (situada na capital), enquanto que os demais postos foram apenas na Secretaria do órgão

  

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores