Concurso TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) já conta com 26 tribunais do país confirmados; edital deve sair em agosto
Fernando Cezar Alves Publicado em 17/07/2023, às 09h46 - Atualizado às 14h17
Com edital previsto para ser publicado em agosto, o novo concurso TREs Unificado segue em fase de definições. De acordo com as últimas informações, novos detalhes devem ser oficializados no decorrer desta semana. O mais esperado é a definição do nome da banca organizadora. Segundo informações extraoficiais, a mais cotada é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também está sendo cogitada a aplicação das provas na última semana de novembro, ou seja, dia 26, o que ainda deve ser oficializado. A realização dos exames em novembro já havia sido anunciada em maio, pelo diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
O concurso TREs unificado será para os cargos de técnico e analista judiciário, ambos com exigência de nível superior. As remunerações atuais são de R$ 8.046,84 para técnicos e R$ 13.202,62 para analistas.
Já foi confirmado que, além das vagas imediatas, também deverão ser formados cadastros reserva, com aplicação das provas na capital do estado do candidato, com possibilidade de concorrer mesmo para outra capital.
Ao todo, 26 TREs já confirmaram participação no certame:
De acordo com a resolução 23.391, publicada recentemente, as provas do certame contarão, no mínimo, com questões sobre:
Na parte de conhecimentos gerais, ao menos quatro disciplinas são obrigatórias:
Também poderão ser aplicadas provas discursivas e análise de títulos. Além disso, para a área de segurança poderão ser cobrados testes de aptidão física.
Além da realização do concurso TREs unificado para vagas imediatas e possíveis cadastros em vários estados, durante o 80 encontro do Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) foi discutida a criação de 565 vagas para o cargo de analista judiciário - apoio especializado - análise de sistemas. Neste sentido, um projeto de lei deve ser encaminhado em breve para o Congresso Nacional.
Caso aprovadas, as novas oportunidades poderão ser oferecidas por meio de novas seleções realizadas pelos respectivos tribunais ou pela convocação de remanescentes da seleção unificada.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores