Concurso TREs unificado: TSE se manifesta e nega boatos sobre regionalização

Concurso TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral) já conta com 26 tribunais do país confirmados para técnicos e analistas

Fernando Cezar Alves   Publicado em 28/07/2023, às 14h02 - Atualizado às 14h21

Concurso TREs unificado: sede do TSE : Divulgação

Fortes emoções para quem pretende participar do novo concurso TREs Unificado. No início da tarde desta sexta-feira, 28 de julho, circulou a notícia de que, segundo fontes ligadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a seleção não seria mais realizada desta forma, mas por meio de diversos concursos regionalizados, em decorrência de problemas logísticos para a aplicação das provas, apontados pelas bancas organizadoras consultadas. Consultado, o TSE, no entanto, acaba de se manifestar, negando a informação.

Desta forma, quem aguarda o concurso TREs unificado deve ficar de sobreaviso, pois a seleção segue em pauta. A expectativa inicial é de que o edital seja publicado ainda em agosto, o que ainda deve ser confirmado, uma vez que a seleção não conta com banca organizadora definida. A mais cotada é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Veja a seguir, a declaração do TSE:

"A informação não procede. O setor responsável nos informou que não há, no momento, quaisquer novidades sobre a realização do concurso. Reiteramos que as atualizações sobre o certame virão com a publicação da respectiva resolução que trata do tema, que será amplamente divulgada nos canais de comunicação do Tribunal".

Ao menos 26 tribunais já confirmaram intenção de participar do certame unificado:

A expectativa é de que  sejam oferecidas vagas para os cargos de técnico e analista judiciário, ambos com exigência de nível superior. As remunerações atuais são de R$ 8.046,84 para técnicos e R$ 13.202,62 para analistas.

Concurso TREs Unificado: expectativa pela criação de vagas segue em pauta


Independentemente da realização do concurso TREs unificado  é grande a expectativa pela ampliação das vagas em tribunais de todo o país. Acontece que segue em pauta a criação de 565 vagas para o cargo de analista judiciário - apoio especializado - análise de sistemas. Neste sentido, um projeto de lei deve ser encaminhado em breve para o Congresso Nacional.    

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores