Corte de Gastos não deve afetar novo Concurso Nacional Unificado, diz Dweck

Concurso Nacional Unificado deve contar com segunda ediçao no próximo ano, incluindo oportunidades em diversos órgãos federais

Fernando Cezar Alves   Publicado em 29/11/2024, às 08h15

Concurso Nacional Unificado: minsitra da gestão e da Inovação, Esther Dweck, crédito Geraldo Magela Agência Senado

O corte de gastos, anunciado nesta semana pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não deve afetar a realização do segundo Concurso Nacional Unificado. A confirmação foi feita na última quinta-feira, 28 de novembro, pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, durante o 29 Congresso Internacional sobre a transformação do  estado e da Administração Pública. No último dia 27 foram publicadas duas portarias, com a indicação de nomes de pessoas responsáveis pela organização do certame. A publicação do edital está prevista para ocorrer em março, com aplicação das provas em agosto. Desta forma, quem pretende participar do certame deve ficar atento e intensificar os estudos.

De acordo com  a ministra da Gestão, o projeto de lei do orçamento de 2025 prevê um total de R$ 5 bilhões para a contratação de servidores, incluindo os aprovados no primeiro concurso unificado, provimentos posteriores e novas seleções.

Desse total, o governo sinalizou uma redução de R$ 1 bilhão, em decorrência do corte de gastos. Segundo Dweck, o corte deve ser direcionado para os provimentos adicionais, permitindo a contração dos aprovados dentro do número de vagas no primeiro unificado, bem como a realização da  segunda edição.

O certame já conta com órgãos praticamente definidos e, de concursos já autorizados, ao menos dois órgãos já anunciaram a adesão:

Em agosto, Dweck já havia antecipado que é possível que a nova edição conte com uma menor oferta de vagas do que o concurso realizado em 2024, de acordo com as necessidades que forem constatadas. Também mencionou a intenção de criar um novo cargo transversal, ou seja, que possa atender diversos órgãos públicos federais.

Também reforçou que estão sendo avaliados os critérios da prova aplicada na primeira edição, para definir se ocorrerá algum tipo de alteração no segundo concurso.

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores