Concurso Prefeitura Curitiba (PR) para auditor fiscal já está autorizado pelo prefeito Rafael Greca. Exigência de nível superior e publicação do edital prevista para este semestre
Fernando Cezar Alves Publicado em 19/10/2018, às 12h30 - Atualizado em 27/06/2019, às 06h30
Deve confirmar, em breve, o avanço do concurso Prefeitura Curitiba (PR) para auditor fiscal. A seleção foi autorizada em sete de agosto pelo prefeito Rafael Greca. O número de vagas ainda deverá ser confirmado, mas a expectativa é de que a publicação do edital de abertura de inscrições ocorra até dezembro. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 8.619,01, podendo chegar a R$ 22.657,74, com complementos.
Entre as atribuições do cargo de auditor fiscal do concurso Prefeitura Curitiba (PR), estão: fiscalizar os registro contábeis das empresas, a fim de verificar a adequação tributária municipal; efetuar vistorias para apurar características gerais e utilização de imóveis no município para subsidiar processo administrativo e judiciais; proceder estudos socio-econômicos para análise de capacidades contributivas, realizando pesquisa de mercado imobiliário, bem como supervisionar as atividades de orientação aos contribuintes no que se refere aos tributos municipais.
O último edital do concurso Prefeitura Curitiba (PR) para auditor fiscal ocorreu em 2011, com uma oferta inicial de dez vagas. A organizadora foi a Associação Paranaense de Cultura (APC). O processo contou com provas objetivas, avaliação psicológica e exame médico admissional.
A prova objetiva contou com 40 questões, versando sobre direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito tributário, contabilidade geral, legislação tributária e leis e decretos.
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores por cargo, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso PC BA, direcionando a preparação para o estilo da banca.
O JC Concursos fará o acompanhamento completo do novo processo de seleção do órgão, em contato com os responsáveis pelo avanço do concurso Prefeitura Curitiba (PR) para auditor fiscal.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.