Especialista em preparação para concursos públicos dá cinco dicas simples para escrever uma boa redação
Publieditorial Publicado em 26/08/2019, às 10h59
As provas discursivas estão presentes em boa parte dos concursos públicos. Assim, saber escrever um bom texto é essencial para conquistar a tão sonhada aprovação.
E apesar de não ser fácil, algumas dicas simples podem ajudar a organizar as ideias e resultar em uma redação agradável de se ler e que atenda aos requisitos exigidos pelos examinadores.
Confira, a seguir, cinco dicas da especialista em preparação para concursos, Simone Cerullio, professora de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação da Central de Concursos:
Para fazer uma boa redação você precisa estar ligado nos temas atuais. Leia jornais e revistas de confiança.
Reserve uma ou duas horas por semana para escrever. Escolha temas do seu cotidiano. Imagine que o cobrador de ônibus reclamou sobre as dificuldades de pagar as contas. Você já encontrou um tema: a crise financeira e o endividamento dos brasileiros.
Leia com atenção o tema proposto e repasse tudo o que que já ouviu sobre o assunto. Escreva as palavras-chave que não podem ficar fora do texto e faça um roteiro antes de começar a escrever. Tenha em mente a mensagem principal que você quer passar (ex.: está cada vez mais difícil e a tendência é piorar).
Feito isso, organize suas ideias dentro de três aspectos: A. Começo (introdução) / B. Meio (desenvolvimento) / C. Fim (conclusão).
Reserve um tempo para reler todo o texto antes de passar a limpo. Releia o texto com atenção, observando a coerência, a fluência da linguagem e a adequação do vocabulário.
Siga as dicas e jamais se esqueça de que o melhor meio de se criar ideias é pelo hábito da leitura.