São mais de 5 milhões de inscritos se preparando em todo o Brasil para o Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio). Confira dicas de especialista!
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 24/10/2019, às 10h09 - Atualizado às 10h15
Com a proximidade do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos estudantes já controlam a ansiedade para fazer as provas, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. São mais de 5 milhões de inscritos se preparando em todo o Brasil e, consequentemente, ainda pairam muitas dúvidas sobre como dividir o tempo entre os estudos e o descanso. Além disso, quais são as orientações para realizar uma boa prova? Conversamos com uma especialista sobre o assunto. Confira!
A doutora em educação do Marista Escolas Sociais, Viviane Aparecida da Silva, reforça que além de se dedicar ao conteúdo é fundamental deixar um tempo livre para o relaxamento. “Depois de ver todos os conteúdos que o estudante precisa, ele pode fazer um passeio ao ar livre, ficar um tempo em família, ler um livro ou ver um filme que goste, esses momentos ajudam a oxigenar a memória para absorver ainda mais”, orienta.
Na reta final, outra dica é que a rotina de estudos pode ser organizada para a revisão dos temas que mais trazem dúvidas. “É bom começar com conteúdos revisados em sala de aula, preferencialmente, na mesma sequência; dessa forma o aluno não precisa gastar energia e tempo pensando, diariamente, por onde começar a estudar”, reforça Viviane.
Para estar tranquilo e pronto para o Enem 2019 a especialista traz algumas dicas essenciais para o período que antecede as provas.
Priorize os conteúdos que mais lhe trazem dúvidas. O estudante deve focar nas áreas do conhecimento que considera mais difíceis, dedicando um tempo maior a elas. Para isso, uma sugestão é buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilá-los.
Além disso, a leitura é fundamental. Priorize a leitura de gêneros textuais diversos, tais como: crônicas, artigos de opinião, notícias de jornais, de revistas, on-line etc. Além de ficar bem informado sobre os possíveis temas para a redação do Enem, você expande o seu vocabulário.
Outra dica. Muita atenção à redação do Enem 2019. Afinal, a redação exige uma atenção especial. Nos últimos dias, escreva o máximo possível, revisando os elementos que compõem a estrutura dissertativa solicitada pelo Enem.
Desacelerar é a palavra de ordem, segundo a especialista. Programe seu tempo de estudos e não ultrapasse o tempo estipulado. É importante manter os momentos com a família, com os amigos e, principalmente, os momentos para o descanso.
Também é importante ficar atento à saúde. Para melhorar a assimilação do conhecimento, é importante pensar no bem-estar, cuidando da alimentação, fazendo pausas para o descanso e praticando atividades físicas.
Viviane reforça que dormir bem é tão importante quanto estudar. A rotina de um sono tranquilo afeta todas as atividades. É fundamental manter a recomendação diária de 8 horas de sono, recuperando, assim, o descanso necessário para as provas.
Chegou a hora de organizar e separar os documentos antecipadamente. Para evitar imprevistos nos últimos dias, confira todos os documentos obrigatórios. Para o Enem 2019 é necessário documento de identidade original com foto, cartão de prova e caneta preta de material transparente. Atenção: essa é o único tipo de caneta que será permitido para fazer as provas.
Mais uma orientação é se hidratar e comer alimentos leves. Nos dias anteriores à prova, beba bastante líquido, faça as refeições no horário correto e busque uma alimentação leve e saudável.
Por fim, a especialista recomenda prestar a atenção no horário do Enem 2019. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). O ideal é ficar atento ao relógio e sair de casa com antecedência. “O trânsito, em algumas regiões de prova, costuma ficar bem intenso, o melhor é chegar antes para evitar qualquer imprevisto”, recomenda Viviane.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.