Preparação

Enem 2019: como conciliar os estudos com vida social?

Prepare-se para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com algumas dicas sobre conciliação dos estudos com a vida social

5,00(100.0%)1 voto(s)

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/08/2019, às 13h05 - Atualizado às 13h13

Enem 2019
Divulgação

O ano de preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou vestibular é um período de dedicação ao extremo para alcançar a tão sonhada vaga na universidade. Por mais que também seja um ano de abdicações e maior foco, também é importante ressaltar que o lazer não é algo que deve ser deixado de lado. Mas então, como conciliar os estudos com vida social?

A chave de tudo está na organização. O seu plano de estudos é fundamental para mapear seus horários acadêmicos, mas também deve sinalizar seu período de lazer. Montar um cronograma apenas com sua carga de matérias não englobará seu dia a dia como um todo: devem estar indicados no cronograma períodos de almoço, janta, estudos e lazer para melhor organizar a sua rotina.

Enem 2019: cotidiano de estudos

Após desenhar o esqueleto do seu plano para o Enem, dedique pelo menos um dia na semana em que a maior parte dele você não tenha obrigações acadêmicas, por exemplo: separe em um domingo o estudo apenas pela parte da manhã, deixando a sua tarde e noite livres para fazer o que quiser. Se o seu cotidiano de estudos é muito corrido durante a semana, se permita um descanso maior também aos sábados.

Além disso, não é apenas nos finais de semana que você deve reservar um tempinho para si próprio. Na própria correria do plano de estudos para o Enem também é importante deixar algumas horinhas para lazer. A parte da noite pode ser perfeita para assistir um pouco de uma série, um filme ou até mesmo passar um tempo com a sua família.

Enem 2019: O lazer também é importante

Os momentos mais simples do dia a dia também podem ser aproveitados para usufruir de um pouco de lazer. Ter que pegar um ônibus escutando aquela playlist de música que gosta, sair para almoçar com um amigo ou até mesmo almoçar assistindo uma série também são atividades que relaxam seu sistema cognitivo e servem como um refúgio para a correria do pré-vestibular.

Não há necessidade de terminar namoros, acabar com as festinhas, abandonar aquela série, deixar de acompanhar o time do coração. Tudo resume-se à organização. Não adianta achar que quanto mais estudo, melhor, pois não é verdade! O seu cérebro necessita de um período de descanso para poder se recompor. Você deve aproveitar esse seu tempo sem qualquer peso na consciência.

Texto adaptado em parceria com QG do Enem.

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

enem

Comentários

Mais Lidas