MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2019: como conciliar os estudos com vida social?

Prepare-se para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com algumas dicas sobre conciliação dos estudos com a vida social

Enem 2019
Enem 2019 - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/08/2019, às 13h05 - Atualizado às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O ano de preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou vestibular é um período de dedicação ao extremo para alcançar a tão sonhada vaga na universidade. Por mais que também seja um ano de abdicações e maior foco, também é importante ressaltar que o lazer não é algo que deve ser deixado de lado. Mas então, como conciliar os estudos com vida social?

A chave de tudo está na organização. O seu plano de estudos é fundamental para mapear seus horários acadêmicos, mas também deve sinalizar seu período de lazer. Montar um cronograma apenas com sua carga de matérias não englobará seu dia a dia como um todo: devem estar indicados no cronograma períodos de almoço, janta, estudos e lazer para melhor organizar a sua rotina.

Enem 2019: cotidiano de estudos

Após desenhar o esqueleto do seu plano para o Enem, dedique pelo menos um dia na semana em que a maior parte dele você não tenha obrigações acadêmicas, por exemplo: separe em um domingo o estudo apenas pela parte da manhã, deixando a sua tarde e noite livres para fazer o que quiser. Se o seu cotidiano de estudos é muito corrido durante a semana, se permita um descanso maior também aos sábados.

Além disso, não é apenas nos finais de semana que você deve reservar um tempinho para si próprio. Na própria correria do plano de estudos para o Enem também é importante deixar algumas horinhas para lazer. A parte da noite pode ser perfeita para assistir um pouco de uma série, um filme ou até mesmo passar um tempo com a sua família.

Enem 2019: O lazer também é importante

Os momentos mais simples do dia a dia também podem ser aproveitados para usufruir de um pouco de lazer. Ter que pegar um ônibus escutando aquela playlist de música que gosta, sair para almoçar com um amigo ou até mesmo almoçar assistindo uma série também são atividades que relaxam seu sistema cognitivo e servem como um refúgio para a correria do pré-vestibular.

Não há necessidade de terminar namoros, acabar com as festinhas, abandonar aquela série, deixar de acompanhar o time do coração. Tudo resume-se à organização. Não adianta achar que quanto mais estudo, melhor, pois não é verdade! O seu cérebro necessita de um período de descanso para poder se recompor. Você deve aproveitar esse seu tempo sem qualquer peso na consciência.

Texto adaptado em parceria com QG do Enem.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ENEM 2019

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: 85
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

06/05/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/05/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/07/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/07/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
10/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
14/11/2019 Divulgação do Gabarito Adicionar no Google Agenda
31/12/2019 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.