A avaliação da redação do Enem visa algumas habilidades do aluno que está prestando o exame. Veja!
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 12/08/2019, às 10h35 - Atualizado às 10h41
Porque tem que ser feita uma redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Bom, a escrita é fundamental para a formação de qualquer cidadão, mesmo que não necessite em seu meio profissional e pessoal com muita frequência. Além disso, dominar a escrita ajuda também na interpretação, que é muito exigida na prova. É difícil vermos alguém que escreve bem com dificuldades em interpretação e vice-versa.
A avaliação da redação visa algumas habilidades do aluno que está prestando o exame como: repertório cultural, capacidade de fazer citações, seu potencial em concentrar informações sobre determinado tema, sua habilidade em propor soluções para problemas sociais, assim por diante.
A redação do Enem é redigida de forma dissertativa-argumentativa, ou seja, na redação se deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto. A avaliação é feita através de cinco critérios, chamados de competências. São eles:
Avalia-se a capacidade de o aluno utilizar a linguagem formal na produção do texto e que tenha domínio das regras de nossa língua.
É avaliada a capacidade do candidato de desenvolver um texto no tipo proposto, defendendo um ponto de vista e é avaliado também compreensão do candidato sobre o tema indicado.
Neste critério, o aluno deverá demonstrar capacidade de reunir argumentos em torno de uma ideia principal, selecionando informações sobre o tema.
Avalia-se a organização de orações, frases e parágrafos que resultará num texto claro e eficaz.
O candidato deve apresentar as propostas de solução dos problemas sociais abordados na sua redação e elas devem ser válidas e coerentes com o que foi proposto.
Lembrando que cada competência tem sua pontuação e desenvolver um texto ciente do que elas pedem irá ajudar e muito nos seus resultados. Quem sabe não rola uma nota 1000 no Enem 2019? Boa sorte!
Texto adaptado em parceria com QG do Enem.
enemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.