Enem 2019: confira as cinco competências para a redação

A avaliação da redação do Enem visa algumas habilidades do aluno que está prestando o exame. Veja!

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 12/08/2019, às 10h35 - Atualizado às 10h41

Divulgação

Porque tem que ser feita uma redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Bom, a escrita é fundamental para a formação de qualquer cidadão, mesmo que não necessite em seu meio profissional e pessoal com muita frequência. Além disso, dominar a escrita ajuda também na interpretação, que é muito exigida na prova. É difícil vermos alguém que escreve bem com dificuldades em interpretação e vice-versa.

A avaliação da redação visa algumas habilidades do aluno que está prestando o exame como: repertório cultural, capacidade de fazer citações, seu potencial em concentrar informações sobre determinado tema, sua habilidade em propor soluções para problemas sociais, assim por diante.

A redação do Enem é redigida de forma dissertativa-argumentativa, ou seja, na redação se deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto. A avaliação é feita através de cinco critérios, chamados de competências. São eles:

1 – Domínio da norma culta da Língua Portuguesa

Avalia-se a capacidade de o aluno utilizar a linguagem formal na produção do texto e que tenha domínio das regras de nossa língua.

2 – Domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e compreensão da proposta

É avaliada a capacidade do candidato de desenvolver um texto no tipo proposto, defendendo um ponto de vista e é avaliado também compreensão do candidato sobre o tema indicado.

3 – Coerência Textual

Neste critério, o aluno deverá demonstrar capacidade de reunir argumentos em torno de uma ideia principal, selecionando informações sobre o tema.

4 – Coesão Textual

Avalia-se a organização de orações, frases e parágrafos que resultará num texto claro e eficaz.

5 – Validade da proposta de intervenção

O candidato deve apresentar as propostas de solução dos problemas sociais abordados na sua redação e elas devem ser válidas e coerentes com o que foi proposto.

Lembrando que cada competência tem sua pontuação e desenvolver um texto ciente do que elas pedem irá ajudar e muito nos seus resultados. Quem sabe não rola uma nota 1000 no Enem 2019? Boa sorte!

Texto adaptado em parceria com QG do Enem.

enem

Leia também

Enem 2019: veja dicas sobre o uso da crase nas provas
Enem 2019: 10 erros gramaticais comuns
Enem 2019: confira os temas que mais caem na prova
Enem 2019 tem 5 milhões de inscritos em todo o Brasil
Enem Digital: Inep confirma fim da prova em papel até 2026

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.