Prepare-se para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com algumas dicas sobre interpretação de textos
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 19/08/2019, às 11h02 - Atualizado às 11h07
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e diversos vestibulares pelo Brasil costumam ter uma carga de leitura relevante em suas cobranças nos exames. Isso faz com que a interpretação de textos seja uma ferramenta fundamental para a eficiência durante sua realização da prova. Muitas vezes com informações demais, palavras difíceis e conceitos complexos, os textos podem ser encarados pelos alunos como os grandes vilões das notas. No entanto, é fundamental explorar esse potencial auxiliador na hora de se escolher uma alternativa a marcar. Por isso, aqui vão algumas dicas para te ajudar na interpretação.
Antes de começar a ler qualquer texto, é fundamental atentar-se para o rodapé. Ali, você encontrará o autor da obra, o título e o ano em que foi produzido. A princípio, esses dados podem parecer inúteis, porém a partir deles, você pode retirar informações muito preciosas para já estar um passo à frente da questão, antes inclusive da cobrança.
Se tiver um texto em sua prova, automaticamente sua mão não pode estar descansando. Ela deve estar segurando uma caneta e marcando o que for de mais importante que o texto esteja falando para você. Isso pode te economizar tempo caso tenha que retornar à leitura durante as alternativas e te ajudará a focalizar as informações.
Muitas alternativas apresentam afirmativas verdadeiras, porém não dizem respeito ao que o texto está apresentando. É fundamental que durante todas as alternativas, aquilo que você tenha marcado e sublinhado no texto permaneça na análise de cada alternativa. Se necessário, retorne ao texto quando estiver com dúvidas.
O enunciado da questão também é conhecido como o “texto norte”. Ele é quem indicará o que a questão pede do texto e isso faz com que ele seja fundamental na efetivação de sua interpretação. Nele, também é muito importante que você marque as palavras-chave e os comandos da questão.
Texto adaptado em parceria com QG do Enem.
enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.