Expansão do Metro SP deve gerar empregos; concurso público em pauta

Senado aprova empréstimo de R$ 2,9 bilhões para expansão do Metrô em São Paulo. Com isso, muitas possibilidades de trabalho devem surgir

Douglas Terenciano   Publicado em 16/09/2022, às 13h37 - Atualizado às 13h49

Divulgação

Trabalhar na Companhia do Metropolitano de São Paulo sempre foi um sonho de muitos brasileiros e não só dos concurseiros, já que um novo concurso Metrô SP foi anunciado em agosto pelo presidente da companhia, Silvani Pereira. Com a aprovação do Senado para o aval a crédito de US$ 550 milhões (cerca de R$ 2,9 bilhões) ao Governo de São Paulo, por meio da Corporação Andina de Fomento (CAF), para o projeto de expansão do metrô, muitas possibilidades de trabalho podem surgir nos próximos meses.

Vale destacar que o projeto de expansão do Metrô é o da Linha 2-Verde (Vila Prudente a Penha) e é composto por oito novas estações de Metrô e uma de trem urbano (CPTM), integrando o ramal com a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 11-Coral da CPTM. Com isso, novas oportunidades devem surgir nas obras e na operação das estações.

Concurso Metrô SP deve ocorrer em 2023

Atenção, concurseiros! No mês de agosto passado, um novo concurso Metrô SP foi anunciado pelo presidente da companhia, Silvani Pereira. A informação ocorreu em resposta a questionamento de seguidores em sua rede social: "A entrada no Metrô ocorre via concurso público. Trabalhamos pra ter concurso no próximo ano", escreveu na ocasião.

É importante destacar que até o momento, nenhum cargo e/ou quantidade de vagas foram divulgados. Em contato com o repórter Fernando Cesar Alves, do Jornal dos Concursos, Pereira ressaltou que as carreiras que serão contempladas ainda serão anunciadas futuramente. De qualquer forma, a seleção já está confirmada de deve ter início nos próximos meses.

Levantamento funcional divulgado pelo Metrô SP, em 30 de abril, aponta que a companhia conta atualmente com 2.387 vagas em aberto. De um total de 10.109 vagas existentes, 7.722 atualmente estão preenchidas. Porém, é importante ressaltar que o levantamento leva em consideração dados obtidos até 31 de dezembro de 2021. Desta forma, novas necessidades podem ter surgido desde então, em decorrência de aposentadorias, falecimentos e exonerações.

Vamos recordar que o último concurso Metrô SP ocorreu em 2019, quando foram oferecidas quatro vagas iniciais para o cargo de agente de segurança metroviário masculino e feminino, com duas vagas cada. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Empregos nas obras do Metrô SP

Em junho deste ano, a Acciona, empresa de fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada, anunciou cerca de 400 vagas operacionais para atuação nas obras da Linha 6-Laranja de Metrô SP. As oportunidades são para atuação nas 37 frentes de trabalho do projeto distribuídas ao longo de seus 15 km de extensão.

As vagas para trabalhar nas obras da Linha 6-Laranja de Metrô SP estão divididas em mais de 40 tipos de funções, incluindo eletricistas, carpinteiros(as), mecânicos(as), motoristas, pedreiros(as), mangoteiros(as), operadores(as) de bombas de concreto, sinaleiros(as) rigger, ferramenteiros(as) e serventes de obras. “Estamos em constante expansão das nossas equipes para dar continuidade ao avanço do projeto e com oportunidades para profissionais de diversas formações e níveis de experiência”, explicou Lucio Matteucci, diretor adjunto do projeto Linha 6-Laranja, na ocasião.

Parte das oportunidades anunciadas eram destinadas para o Projeto de Mulheres na Construção, que oferece formação profissional para mulheres que não possuem qualificação e experiência na área. “Na Acciona temos a missão de liderar uma transformação no setor de infraestrutura por meio da preparação de mulheres para assumir funções que há até pouco tempo eram majoritariamente masculinas, reforçando o nosso compromisso com a diversidade”, explica Matteucci.

Com isso, os trabalhadores interessados em conquistar uma vaga de emprego nas obras das futuras estações do Metrô SP devem ficar atentos, já o projeto de expansão deverá abrir novas oportunidades.

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Sobre Metrô São Paulo - Companhia do Metropolitano de São Paulo

O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.

A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.

A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.

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Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.

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A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.

Atualmente, o Metrô SP possui 6 linhas em operação. Ao todo, são 96 km de extensão e 85 estações. Em 2017 foram transportados 1,3 bilhão de passageiros no sistema.

O sistema está integrado à CPTM  nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.

Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 5 milhões de passageiros.
Em 2015 o Metrô SP ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.