Concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) deve ocorrer em 2023, segundo presidente da empresa, Silvani Pereira
Um novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) foi anunciado, na última quinta-feira, 18 de agosto, pelo presidente da companhia, Silvani Pereira. De acordo com ele, o edital deve ser publicado em 2023. Com a notícia, a maior dúvida dos interessados passou a ser sobre os cargos que serão oferecidos na seleção. Porém, em resposta à reportagem do Jornal dos Concursos, Pereira ressaltou que as carreiras que serão contempladas ainda serão anunciadas futuramente. De qualquer forma, a seleção já está confirmada de deve ter início nos próximos meses.
Levantamento funcional divulgado pelo Metrô SP, em 30 de abril, aponta que a companhia conta atualmente com 2.387 vagas em aberto. De um total de 10.109 vagas existentes, 7.722 atualmente estão preenchidas. Porém, é importante ressaltar que o levantamento leva em consideração dados obtidos até 31 de dezembro de 2021. Desta forma, novas necessidades podem ter surgido desde então, em decorrência de aposentadorias, falecimentos e exonerações.
De acordo com o levantamento, a maior necessidade de pessoal é para o cargo de operador de transporte metroviário, com um total de 878 vagas em aberto. De um total de 3.286 oportunidades em seu quadro, apenas 2.408 estão preenchidas.
A segunda maior carência de pessoal é para oficial de manutenção industrial, com 233 vagas em aberto. De um quadro de 1.065 vagas, apenas 832 estão preenchidas.
LEIA TAMBÉM
Por fim, a terceira maior necessidade é para analista de desenvolvimento e gestão, com 229 necessidade. O quadro é de 673 vagas, das quais 444 estão preenchidas.
Alguns outros cargos ocm necessidade de pessoal são os seguintes:
Além da remuneração inicial, o Metrô SP costuma oferecer os seguintes benefícios:
O plano de saúde, previência suplementar e seguro de vida em grupo são opcionais.
O último concurso Metrô SP ocorreu em 2019, quando foram oferecidas quatro vagas iniciais para o cargo de agente de segurança metroviário masculino e feminino, com duas vagas cada. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Para concorrer foi necessário possuir apenas ensino médio e altura mínima de 1,70m para homens e 1,65m para mulheres. A remuneração inicial foi de R$ 3.075,16.
A seleção foi composta de duas etapas:
A parte objetiva contou com 50 questões, da seguinte forma:
Antes disso, em 2018, um outro certame foi realizado para o preenchimento de oito vagas para o cargo de oficial de logística e almoxarifado. Neste caso, para concorrer foi necessário possuir ensino médio e carteira de habilitação a partir da categoria "B", com remuneração inicial de R$ 3.113. A banca também foi a Fundação Carlos Chagas.
Siga o JC Concursos no Google News
Metrô São Paulo
- Companhia do Metropolitano de São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.