De acordo com informações divulgadas pelo governo do estado, o concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) será para praças, oficiais, praça auxiliar de saúde, praça na área de música e oficiais de saúde
Fernando Cezar Alves Publicado em 18/09/2019, às 12h13 - Atualizado às 15h18
O concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) está previsto para ter seu edital de abertura de inscrições publicado ainda no decorrer deste semestre. Mais um passo neste sentido ocorreu nesta quarta-feira, 18 de setembro, com a publicação, por parte do comandante geral da PM PA, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, da nomeação do gerente de projetos que será responsável pela seleção. O escolhido é o coronel Renato Dumont, que agora conta com sete dias para enviar proposta da equipe de projeto, na qual cada escolhido deve fazer parte ao setor técnico responsável para executar determinada atividade. Além disso, a portaria determina um prazo de 30 dias para envio do projeto, contendo cronograma, com atividades previstas, prazos e orçamentos. Novas informações deverão ser confirmadas em breve
A seleção deverá contar com uma oferta de nada menos do que 7.000 vagas, segundo declaração do governador Helder Barbalho, em abril. Informações preliminares indicam que a seleção será para as carreiras de praça, oficiais, praça auxiliar de saúde, praça música e oficiais de saúde. As oportunidades deverão englobar opções para quem possui níveis médio e superior, com remunerações iniciais que devem variar de R$ 2.936,80 a R$ 5.781,31. A banca organizadora da seleção ainda não foi definida, o que deve ocorrer em breve
A confirmação da oferta de vagas do concurso PM PA ocorreu durante cerimônia em homenagem a Tiradentes, no Comando Geral da PM, quando também marcou a promoção de 569 agentes. Segundo o governador, a seleção deverá ter início no segundo semestre, com preenchimento das vagas de acordo com as necessidades da administração pública. “Se fizermos uma comparação dos primeiros 21 dias de abril de 2019 com o mesmo período de abril de 2018, podemos constatar que houve redução de 40% no número de homicídios no Estado”, disse o governador, na ocasião.
O último concurso PM PA para a corporação ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 2.194 vagas, sendo 2.000 para soldados, 160 para oficiais militares, 26 para oficiais da saúde e oito para quadros complementares. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa (Fadesp).
No caso de praças, a parte objetiva contou com 70 questões, sendo dez de língua portuguesa, seis de matemática, oito de atualidades, dez de noções de direito, dez de legislação institucional, oito de história e oito de geografia.
Além da prova objetiva, a seleção contou com testes de avaliação física, avaliação psicológica e investigação de antecedentes pessoais.
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do órgão, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso PM PA, direcionando a preparação para o estilo da banca.
Acompanhe mais detalhes sobre o concurso PM PA (Polícia Militar do Pará), o anexo do edital, cronograma completo do processo de seleção com informações do período de inscrição e prova, atribuições e conteúdo programático para os diversos cargos disponíveis assim que o certame avançar.