Governo Federal: "8 mil vagas serão anunciadas até julho", diz assessor do ministério da Gestão

O Governo Federal deve contar com pelo menos 8 mil vagas autorizadas até julho, segundo assessor da Gestão, José Celso Cardoso

Fernando Cezar Alves   Publicado em 25/04/2023, às 10h44 - Atualizado às 14h19

Palácio do Planalto: Divulgação

O Governo Federal deve contar com autorizações de novos concursos públicos para o preenchimento de nada menos do que aproximadamente 8 mil vagas até julho. A confirmação foi feita pelo assessor especial da ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, José Celso Cardoso Júnior. O anúncio foi feito durante reunião do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), conforme divulgado pela instituição na última segunda-feira, 24 de abril.

De acordo com o assessor, em um primeiro momento, o Ministério da Gestão está organizando as estruturas do estado e priorizando a realização de concursos públicos nas áreas mais necessitadas. "com cerca de oito mil vagas, que serão anunciadas até julho".

A expectativa pelas novas autorizações é grande desde o último dia 5, quando a ministra Dweck confirmou que os primeiros avais para contratação de servidores seriam divulgados a partir de 10 de abril.  

De efetivo, apenas uma autorização chegou a ser publicada no diário oficial, no dia 10, para o preenchimento de 814 vagas no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTI). 

No entanto, diversos avais estão sinalizados para ocorrer nos próximos meses, com ênfase em carreiras para a área do meio ambiente, com novos concursos para o Ibama, ICMBio e para o próprio ministério do Meio Ambiente, conforme confirmado recentemente pela ministra Marina Silva.   

Além disso, um novo aval deve ser divulgado, já nos próximos dias, para o preenchimento de aproximadamente 500 vagas para a Funai. Neste caso, a expectativa é de que a seleção seja anunciada oficialmente até sexta-feira, dia 28.

A ministra da gestão, Esther Dweck, também anunciou, no último dia 18, que deve autorizar uma nova seleção para a carreira de analista de tecnologia da informação, para preenchimento de vagas em diversas pastas do governo federal.   

Também é aguardada a autorização de um novo concurso para a Receita Federal, conforme anunciado no último dia 13, pela ministra do planejamento e orçamento, Simone Tebet, durante aula magna no câmpus de Araraquara da Unifesp.  

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores