Ministério tem até o início de janeiro para divulgar o edital de abertura, mas deseja fazê-lo antes. As ofertas serão nas carreiras de analista em ciência e tecnologia, tecnologista e pesquisador
Reinaldo Matheus Glioche Publicado em 24/09/2013, às 14h06
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove os últimos ajustes para a abertura do concurso público que terá como finalidade o preenchimento de 75 vagas nos quadros do órgão. A autorização expedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) confere ao MCTI até o início de 2014 como prazo para a publicação do edital que terá oportunidades para profissionais com nível superior. A meta, porém, é divulga-lo ainda este ano.
As oportunidades se concentram nas carreiras de analista em ciência e tecnologia (20), tecnologista (40) e pesquisador (15). Os vencimentos para os dois primeiros consistem em R$ 4.908. O valor de R$ 5.514 corresponde ao salário para a função de pesquisador.
Seleção anterior
É recente o último concurso realizado pelo MCTI. No ano passado foram abertas 510 vagas, para as quais se inscreveram mais de 19 mil candidatos. No entanto, nenhum dos cargos que estarão no próximo edital esteve no concurso homologado no fim de 2012 que contemplou majoritariamente profissionais de nível médio e tem validade de dois anos.
Essa última seleção, que contou com vagas para diferentes Estados, foi organizado pelo Cespe/UnB. Na ocasião, a organizadora foi escolhida por meio de dispensa de licitação. Não há nenhuma indicação oficial de que o mesmo expediente será utilizado agora, ainda que o órgão reconheça - por meio de material disponibilizado em seu sítio eletrônico em obediência à lei de acesso à informação - que nenhum processo licitatório para definição de empresa prestadora de serviço no rol de organização de concursos públicos tenha sido iniciado.