As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 foram divulgadas pelo Inep nesta sexta-feira, 17 de janeiro
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 17/01/2020, às 09h37 - Atualizado às 09h49
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) nesta sexta-feira, 17 de janeiro. De acordo com a organização, 3.709.809 pessoas fizeram o exame em 3 e 10 de novembro do ano passado, ou seja, 72,81% dos 5.095.388 inscritos.
Para acessar as notas do Enem 2019, os participantes devem usar o CPF e a senha na Página do Participante: https://enem.inep.gov.br/participante ou pelo aplicativo do Enem. Vale destacar que quem não lembrar da senha para acessar os dados pode recuperá-la ou mesmo fazer uma nova. Mais informações podem ser obtidas no site https://enem.inep.gov.br.
Os participantes poderão consultar a nota da redação (que varia de zero a 1 mil) e o desempenho em cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
As pessoas que fizeram a prova como treineiro (os participantes que ainda não concluíram o ensino médio), terão que esperar até março para acessar o boletim individual.
A nota do Enem 2019 pode ser usada para tentar uma vaga no ensino superior, pelo Prouni (Programa Universidade Para Todos) e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), e no financiamento oferecido pelo governo federal, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Confira o cronograma completo:
Sisu
Prouni
Fies
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 será um pouco diferente. Neste ano, o Inep deverá testar uma versão totalmente digital da prova. De acordo com o órgão, o projeto é piloto e não será aplicado a todos os participantes, com ideia de testar o modelo para aproximadamente 50 mil candidatos de 15 capitais.
Vale ressaltar que os participantes poderão escolher no momento da inscrição se querem aderir ao modelo digital ou se preferem fazer a prova escrita tradicional. O valor da taxa será o mesmo e as 50 mil vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
O Enem digital em formato piloto acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro. Já o Enem regular acontecerá em 1º e 8 de novembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.