Foi publicado o edital de abertura do novo concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo), com mais 2.700 vagas de Soldado. Candidatos devem se atentar para condutas que geram a eliminação
Mylena Lira Publicado em 31/10/2023, às 23h42
Nesta terça-feira, 31 de outubro, o edital de abertura do novo concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para o preenchimento de mais 2.700 vagas de Soldado de 2ª Classe foi publicado. Um ponto crucial para se atentar no documento é a indicação de 18 motivos que podem levar à exclusão do candidato do processo seletivo.
Por isso, a leitura atenta do edital é fundamental para que os interessados em ingressar na carreira policial não vejam seus sonhos desfeitos. Este é o segundo concurso público do ano de 2023 que oferece oportunidades para reforçar o efetivo da Polícia Militar paulista.
Em maio, um certame com 2.700 vagas para soldados de 2ª classe foi aberto. Portanto, com este novo edital, esgotam-se as 5.400 vagas totais autorizadas pelo governo de São Paulo para a corporação, responsável pelo policiamento ostensivo.
Vale ressaltar que o concurso para Soldado lançado no primeiro semestre deste ano ainda está em andamento. Recentemente, no dia 26, o resultado com a classificação preliminar das provas de conhecimento, aplicadas em 17 de setembro, foi publicado. As próximas etapas incluem:
+PM SP: fique por dentro das principais datas do concurso público para soldado
Os aspirantes às vagas lançadas agora devem atender a critérios como idade, estando entre 17 e 30 anos, com exceção daqueles que já integram os quadros da PM. Além disso, é imprescindível estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. A altura também é critério para ingresso: mulheres precisam ter altura mínima de 1,55 metro e homens, 1,60 m, pelo menos.
As inscrições para o novo concurso serão abertas às 10h do dia 6 de novembro e serão recebidas até o dia 20 de dezembro de 2023, exclusivamente por meio do site da Vunesp, a banca organizadora do processo seletivo.
O salário inicial para o cargo de soldado 2ª classe PM é de R$ 4.852,21, incluindo salário-base e o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP). O edital completo está nas páginas 204 a 208) do Diário Oficial.
O edital do concurso PM SP elenca 18 atitudes que podem resultar na exclusão do candidato do concurso público. O JC reforça a importância dessas informações para evitar que o desejo de se tornar policial militar seja adiado por falta de atenção.
É mais comum do que se imagina negligenciar detalhes cruciais presentes no edital. O candidato será eliminado se:
+++Acompanhe o andamento do processo seletivo na página do novo concurso da PM SP.
concursos publicos concursos abertos concursos 2024 concursos sp (são paulo)A Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.