Concurso Prefeitura de Palmas (TO) confirma 50 vagas de guarda

De acordo com decreto da prefeita Cinthia Ribeiro, o concurso Prefeitura de Palmas (TO) para guarda também servirá para formar cadastro reserva de pessoal

Fernando Cezar Alves   Publicado em 01/03/2019, às 11h24 - Atualizado em 27/06/2019, às 14h16

Divulgação

A Prefeitura de Palmas, no Tocantins, confirmou, em fevereiro de 2019, que será realizado o concurso Prefeitura de Palmas (TO) para o preenchimento de 50 vagas para o cargo de guarda municipal, além de formar cadastro reserva de pessoal. Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio, possuir idade de 18 a 45 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. A remuneração é de R$ 4.154,59.

A seleção foi confirmada por meio do decreto 1.705, assinado pela prefeita Cinthia Ribeiro durante evento de comemoração dos 26 anos da Guarda Metropolitana de Palmas. A carreira conta com grande defasagem de profissionais, uma vez que a prefeitura não realiza concurso para guardas há quase 12 anos, contando com uma real necessidade de 412 profissionais. Desta forma, é grande a possibilidade de convocação de mais remanescentes durante o prazo de validade, além das 50 vagas imediatas anunciadas. “Para mim é motivo de muita alegria poder trazer essa notícia para vocês hoje. Comemoraremos, sim, com muita alegria esses 26 anos da Guarda Metropolitana, com abertura do concurso para 50 vagas. Eu tenho muito orgulho não só por poder representar o município, mas principalmente em saber que temos recursos positivos representados por esses homens e mulheres valorosos”, declarou a prefeita.

De acordo com a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbanaa, Welere Barbosa, a organizadora do concurso Prefeitura de Palmas (TO) já está definida e será o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia.

Concurso Prefeitura de Palmas - último edital

O último concurso da Prefeitura de Palmas (TO) para o cargo ocorreu em 2007, quando foram oferecidas 100 vagas.  A seleção contou com provas escritas, avaliação médica, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.

A parte objetiva contou com 50 questões, sendo 20 de língua portuguesa, seis de matemática, sete de geografia de Tocantins, sete de História do Tocantins e dez de conhecimentos específicos.

Prova anterior

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores por cargo, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso Prefeitura de Palmas (TO), direcionando a preparação para o estilo da banca.

O JC Concursos fará o acompanhamento completo do novo concurso Prefeitura de Palmas (TO), em contato com os responsáveis pelo avanço do edital.

Leia também

Concurso Crea TO: divulgado gabarito para 159 vagas
Concurso PRF: expectativa de novos concursos anuais até 2022
Concurso Assembleia TO: edital deve ficar para 2020
Concurso PF (Polícia Federal): solicitação segue em análise
UFT TO abre concurso para cargos técnico-administrativos

Sobre Prefeitura de Palmas

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.