Concurso PC MS já foi autorizado, para os cargos de perito, papiloscopista, legista e agente, porém ainda aguarda melhorias nas condições financeiras para contratações
Fernando Cezar Alves Publicado em 22/07/2019, às 10h39 - Atualizado em 03/08/2019, às 20h20
O concurso PC MS, autorizado desde abril de 2018, pelo governador Reinaldo Azambuja, segue sem previsão de quando o edital de abertura de inscrições poderá ser efetivamente publicado. Acontece que o estado segue no aguardo por melhoria nas condições financeiras para dar início ao certame. Quando retomado, o concurso contará com uma oferta de 170 vagas, sendo 90 para cargos com exigência de ensino médio e 80 para nível superior, com remunerações iniciais de até R$ 9 mil. A expectativa é de que alguma definição a este respeito seja anunciada, o quanto antes.
As oportunidades de ensino médio são para os cargos de papiloscopista e agente de polícia científica, respectivamente, com 40 e 50 vagas. No caso de nível superior serão 40 postos de médico legista e 40 de perito criminal.
Na ocasião, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, reforçou que os novos profissionais deverão suprir, principalmente, as necessidades do interior do estado. “ O concurso vai contemplar importantes cidades do interior e atender um anseio de toda a Polícia Civil “, disse.
Com as mudanças na lei orgânica, os critérios de promoção, que constavam de pelo menos dois anos na classe e fazer cursos necessários, tendo disponibilidade de vagas, passaram a exigir cinco anos de classe, fazer cursos e, com isto, ser promovido automaticamente.
O último concurso PC MS ocorreu em 2017, quando foram oferecidas 210 vagas, sendo 100 para o cargo de investigador, 80 para escrivão e 30 para delegado.
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou provas anteriores de Policia Civil, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.