Concurso PC MT ainda depende de autorização

Do total de vagas prevista no concurso PC MT, 600 são para o cargo de escrivão e 600 para investigador, ambos com exigência de nível superior em qualquer área, com iniciais de R$ 5,3 mil

Fernando Cezar Alves   Publicado em 26/06/2019, às 15h04 - Atualizado em 30/06/2019, às 22h56

Divulgação

A realização do novo concurso PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso), aguardada desde 2018, ainda depende de autorização por parte do governador Mauro Mendes. A seleção chegou a ser anunciada no ano passado pelo então governador Pedro Taques, com uma oferta de 1.200 postos, sendo 600 para o cargo de escrivão e 600 para investigador. Para as duas carreiras, para ingressar é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área, com remuneração inicial de R$ 5.310,83, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para investigador também é necessário possuir carteira de habilitação nas categorias “C” ou “D”.

Concurso PC MT - atribuições

No caso de escrivão do concurso PC MT, as atividades estão relacionadas com o recolhimento e análise de dados de interesse da investigação policial, em assessoria e sob designação de autoridade policial, além de cumprir despachos e portarias registradas por escrito pela autoridade, bem como lavrar os seguintes atos procedimentais: certificar atos cartorários e expedir intimações e notificações.

Já ao investigador cabe proceder, na ausência de autoridade policial, os devidos encaminhamentos aos procedimentos policiais nas tarefas que não forem privativas de autoridade policial, realizar intimações e notificações, assessorar estudos para a execução de projetos de organização e reorganização na área policial, efetuar prisões em flagrante e arrecadar instrumentos relacionados à prática de infrações penais, de acordo com as disposições legais.

Concurso PC MT - edital anterior

O último concurso PC MT para estas carreiras ocorreu em 2013 e foi organizado pela Funcab e contou com duas fases. Na primeira os participantes foram submetidos a provas objetivas, prova de digitação para escrivão, exames de saúde, testes de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.  Na segunda, os candidatos foram submetidos a um curso de formação profissional. A parte objetiva contou com 70 questões, sendo 15 de língua portuguesa, dez de conhecimentos gerais e 45 de conhecimentos específicos. Das dez de conhecimentos gerais foram duas de ética e filosofia, quatro de atualidades e quatro de história e geografia do Mato Grosso. Já das 45 de conhecimentos específicos, cinco de noções de informática, seis de noções de direito administrativo, seis de noções de direito constitucional, seis de organização e estatuto da Polícia Judiciária Civil/MT, dez de noções de direito processual penal e 12 de noções de direito penal.

Prova anterior PC (MT)

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou dezenas de provas de Escrivão de Polícia, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. Avalie se a organizadora será a mesma para o novo concurso PC MT.

Leia também

Concurso PRF: expectativa de novos concursos anuais até 2022
Concurso MP MT para promotor: FCC divulga gabarito
Concurso Banco do Brasil: novo edital em pauta
Concurso IFMT: abertas inscrições para 29 vagas
Concurso em Paranatinga/MT reúne três vagas