Quem pode participar do concurso da Polícia Penal DF? Como realizar a inscrição? Quanto ganha um policial penal? Há cotas para negros e pessoas com deficiência? Informe-se sobre essas e outras questões
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br Publicado em 10/03/2022, às 14h19 - Atualizado às 14h34
O governo do Distrito Federal publicou nesta quinta-feira (10) o edital do concurso da Polícia Penal DF com oferta de 1.179 vagas na corporação.
Todas as oportunidades são para policial penal, em substituição à carreira de agente de execução penal.
Em uma série de perguntas e respostas, o JC Concursos esclarece algumas das dúvidas mais recorrentes sobre o processo seletivo. Confira:
No total, o edital conta com 1.179 vagas, das quais 400 para contratação imediata e 779 para formação de cadastro reserva (CR).
Sim. O edital reserva 20% dos postos a pessoas com deficiência, 20% a candidatos autodeclarados negros e 10% a participantes hipossuficientes.
Das 400 vagas imediatas, 200 são para ampla concorrência; as demais estão divididas da seguinte forma:
No caso das 779 oportunidades para cadastro reserva, a distribuição ficou assim definida:
As inscrições ficarão abertas até as 23h59 de 11 de abril. Para concorrer, os interessados devem preencher formulário disponível no site do Instituto AOCP (clique aqui para carregar a página).
A banca também realizará atendimento presencial para candidatos sem acesso à internet. O posto para cadastro funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Setor de Edifícios Públicos Sul (Seps) 702/902 (bloco A, 3ª andar), na Asa Sul, em Brasília.
A taxa de participação é de R$ 175. Quem desejar obter isenção deverá solicitá-la por este link até 15 de março.
Podem concorrer a uma das 1.179 vagas ofertadas pelo concurso da Polícia Penal DF profissionais de ambos os sexos com diploma de curso superior (em qualquer área) expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O salário inicial é de R$ 5.445, para jornada semanal de 40 horas de trabalho.
É necessário possuir ao menos 18 anos na data da posse, de acordo com as regras previstas no edital.
A avaliação objetiva está agendada para 12 de junho, com aplicação em Brasília. A depender do número de inscritos, o exame também poderá ser realizado em outras regiões administrativas do Distrito Federal.
A avaliação objetiva cobrará a resolução de 150 questões do tipo "certo" ou "errado" em, no máximo, cinco horas. As perguntas abordarão temas sobre:
+ Confira o conteúdo programático completo
A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da corporação, conforme estabelece o edital.
O Instituto AOCP, banca que organiza o processo seletivo, pode ser contatado pelo telefone (44) 3013-4900, além do e-mail candidato@institutoaocp.org.br.
LEIA TAMBÉM: