Prefeitura de Porto Alegre RS abre concurso público para auditor-fiscal

Podem participar do concurso da Prefeitura de Porto Alegre candidatos com ensino superior completo em qualquer área de formação

Patricia Lavezzo   Publicado em 31/07/2024, às 13h38

Crédito: Giulian Serafim/arquivo PMPA

Encontram-se abertas as inscrições do novo concurso da Prefeitura de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. O certame oferece sete vagas para o cargo de auditor-fiscal da receita municipal, com lotação exclusiva na Secretaria Municipal da Fazenda. Das chances, uma é reservada a pessoas com deficiência e uma para os negros.

Para ingressar na carreira, o candidato deve possuir ensino superior completo em qualquer área de formação, na qualidade de bacharelado ou licenciatura plena. O salário inicial é de R$ 7.354,31, para carga horária semanal de 30 horas.

Os servidores ainda recebem os benefícios de vale-alimentação no valor de R$ 727,25, vale-transporte e plano de saúde (facultativo e subsidiado).

Entre as atribuições do auditor-fiscal da receita municipal, estão: executar privativamente a fiscalização, planejamento, programação, supervisão, coordenação, orientação e controle das atividades no âmbito da competência tributária municipal, de conformidade com a legislação em vigor.

+ 🌎 Confira a lista de todos os concursos abertos no Rio Grande do Sul

Saiba quais provas serão aplicadas

O concurso da Prefeitura de Porto Alegre será constituído de uma única etapa: prova teórico-objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 160 questões de múltipla escolha, separadas em dois blocos abaixo especificados.

BLOCO I (período da manhã):

BLOCO II (período da tarde):

O exame será aplicado na data prevista de 26 de janeiro de 2025, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

Como fazer a inscrição

As inscrições serão recebidas até as 17h do dia 10 de setembro de 2024, exclusivamente pela internet, através do site da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC (www.fundatec.org.br), banca organizadora do processo de seleção.

Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 264, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 11 de setembro, observado o horário de funcionamento do banco.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da Prefeitura de Porto Alegre.

concursos publicos concursos abertos concursos rs (rio grande do sul) provas anteriores

Sobre Prefeitura de Porto Alegre

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.