Confira quais as empresas estatais que estão na lista de privatização do governo federal e os próximos passos
Camila Diodato | camila@jcconcursos.com.br Publicado em 21/08/2019, às 15h21 - Atualizado em 22/08/2019, às 10h03
Na última terça-feira (20), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que na quarta-feira (21) o governo do presidente Jair Bolsonaro anunciaria privatização de 17 empresas estatais. Ao final do dia, foi anunciado o plano para privatizar, na realidade, nove instituições.
“As coisas estão acontecendo devagarzinho, vai uma BR Distribuidora aqui, daqui a pouco vem uma Eletrobras, uma Telebras, daqui a pouco vem também os Correios, está tudo na lista. Amanhã deve ser anunciado umas 17 empresas só para completar o ano. Ano que vem tem mais”, havia informado o ministro durante um evento do jornal Valor Econômico, na capital paulista.
O anúncio oficial ocorreu após reunião do presidente Bolsonaro com o conselho do Programa de Parcerias de Investimentos. Agora, a viabilidade do plano deve ser analisada pelo BNDES.
Inicialmente, circulava na internet que seriam as seguintes 17 estatais estavam na lista de privatização:
Porém, conforme revelado pela secretária especial do PPI, Martha Seillier, e pelo secretário de Desestatização, Salim Mattar, o plano inicial envolve as empresas a seguir:
Vale ressaltar que, ainda durante a apresentação do plano, o governo falou que estuda incluir creches, presídios e parques no programa de privatizações.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) avaliará a viabilidade do plano. Para que assim seja verificado se existem condições de concretizar a venda das estatais.
Um detalhe importante é que, por meio de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a privatização de estatais dependem de aprovação do Congresso. Fora isso, o governo pode somente vender as subsidiárias.
concursos concursos publicos concursos 2023