Processo seletivo de Porto Alegre RS: última chance para 91 vagas de professor

O processo seletivo de Porto Alegre tem oportunidades para candidatos com formação de nível superior. Remuneração de R$ 2,4 mil

Patricia Lavezzo   Publicado em 25/11/2022, às 09h18 - Atualizado às 09h25

Divulgação

Terminam hoje, dia 25 de novembro, as inscrições do processo seletivo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A seleção preencherá 91 vagas temporárias para área da educação.

O formulário de inscrição estará disponível no site www.portoalegre.rs.gov.br até as 17 horas. 

Dentro do período de inscrição, o candidato deverá entregar, presencialmente, a documentação comprobatória da experiência profissional na função de professor, de acordo com as orientações contidas no anexo I do edital, no endereço: Travessa Mário Cinco Paus, s/nº, Centro Histórico.

Distribuição das vagas

O novo processo seletivo da Prefeitura Municipal de Porto Alegre reúne 91 vagas temporárias para área da educação.

Oportunidades estão distribuídas entre os seguintes cargos de nível superior: professor de matemática (15), professor de artes (20), professor de língua inglesa (10), professor de educação especial – habilitação em deficiência mental (30), professor de educação infantil (1), professor de anos iniciais (1), professor de educação física (1), professor de geografia (1), professor de língua portuguesa (1), professor de língua espanhola (10) e professor de ciências, químicas, físicas e biológicas (1).

A remuneração é de R$ 2.492, para carga horária de 20 horas semanais. O contrato de trabalho terá o prazo determinado de até 365 dias, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Entre as atribuições dos professores, estão: orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planejamento das atividades das unidades de trabalho; organizar as operações inerentes ao processo de ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino.

Prova do processo seletivo de Porto Alegre

Todos os inscritos no processo seletivo de Porto Alegre serão submetidos à comprovação de experiência profissional na atividade de professor, em caráter eliminatório e classificatório. Para comprovação de experiência profissional serão aceitos somente os tempos de atividade de magistério, não sendo considerados cursos, palestras, formações, estágios e demais atividades.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do processo seletivo de Porto Alegre.

* Notícia útil para o Estado do Rio Grande do Sul. Confira mais informações sobre a região aqui.

concursos publicos concursos abertos concursos rs (rio grande do sul) provas anteriores

Sobre Prefeitura de Porto Alegre

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.