Com oportunidades em 17 estados e no Distrito Federal, processo seletivo da Marinha é para admissão ao Serviço Militar Voluntário. Interessados podem se inscrever até 27 de janeiro de 2026
Samuel Peressin Publicado em 09/12/2025, às 10h18 - Atualizado às 10h28
Acabam de ser divulgados os editais do processo seletivo da Marinha para admissão, em 2026, ao Serviço Militar Voluntário (SMV). Com inscrições a partir desta terça-feira (9), a seleção preencherá ao menos 792 vagas de níveis fundamental e médio.
Espalhadas pelos nove Distritos Navais do país, as oportunidades oferecem vencimentos que chegam a quase R$ 4 mil. Podem concorrer candidatos de ambos os sexos com idade entre 18 e 40 anos (completados até a data de incorporação).
Além do Distrito Federal, há vagas em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
No caso das oportunidades de nível fundamental, os candidatos devem possuir curso de formação inicial e continuada na respectiva área de atuação. São ofertadas chances para arrumador, barbeiro, cozinheiro, marceneiro e motorista.
+ 🌎 Fique por dentro de todos os concursos abertos no Brasil
As vagas de ensino médio, por sua vez, cobram formação técnica. Estão em disputa postos para áreas como administração, contabilidade, enfermagem, farmácia, mecânica, nutrição, telecomunicações, entre outras (veja a íntegra dos editais mais abaixo).
As inscrições serão recebidas até 27 de janeiro de 2026, pelo site www.marinha.mil.br — ao carregar a página, é necessário selecionar no mapa o Distrito Naval de interesse. A taxa de participação custa R$ 70.
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, marcada para 15 de março. Na sequência, haverá outras cinco etapas:
Os aprovados inicialmente prestarão serviço por um ano. O vínculo com a Marinha poderá ser sucessivamente prorrogado por períodos de 12 meses, até atingir o limite de oito anos.
Além disso, a corporação possui atualmente outra seleção aberta para o SMV, com 520 vagas voltadas a carreiras de nível superior. Nesse caso, os interessados podem se inscrever até 8 de janeiro.
+++ O JC Concursos apresenta outros detalhes sobre a seleção, como cronograma e conteúdo programático, na página do processo seletivo da Marinha
concursos autorizados concursos abertos concursos 2025 provas anterioresMarinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.