Biblioteca Nacional/RJ convoca para provas do dia 3

Serão questões sobre língua portuguesa, noções de informática, noções de administração pública e conhecimentos específicos; mais redação entre 25 e 30 linhas

Redação   Publicado em 31/01/2013, às 12h23

As provas objetivas e discursivas do concurso promovido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro, para 44 vagas em seis cargos, serão realizadas neste domingo (3) e os candidatos já podem fazer a consulta aos locais de aplicação.

A primeira trará 60 questões de múltipla escolha, com conteúdos de língua portuguesa, noções de informática, noções de administração pública e conhecimentos específicos. Já a etapa discursiva consiste em uma redação entre 25 e 30 linhas.

Ambas as etapas acontecem somente na capital fluminense. A consulta aos locais de aplicação pode ser feita aqui.

18,2 mil inscritos

O concurso conta com um total de 18.218 candidatos inscritos, sendo a função de assistente administrativo a que possui a maior parte dos interessados, com 13.510.

Por outro lado, o cargo de assistente administrativo II registra somente 95 inscrições efetuadas, de acordo com a comissão organizadora do concurso. A lista completa pode ser consultada no arquivo anexo ao lado.

As vagas

As oportunidades são para as funções de assistente administrativo, assistente administrativo I, assistente administrativo II, assistente administrativo III, assistente técnico-administrativo e auxiliar de documentação (entenda a diferença entre os cargos nas atribuições abaixo). Em todos os casos, os aprovados contarão com remuneração de R$ 2.322, além de auxílio pré-escolar, auxílio-alimentação, auxílio-transporte e assistência-saúde complementar.

É necessário possuir diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de nível médio, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC.

Atribuições

Assistente administrativo: executar tarefas de apoio técnico-administrativo, auxiliando os analistas em suas atividades; supervisionar as atividades dos assistentes e auxiliares sob sua responsabilidade.

Assistente administrativo I: executar tarefas administrativas e de escritório, que compreendam: redação de expedientes de rotina, organização de arquivos e fichários, compilação e registros de dados, controle e movimentação de informações cadastrais, fundos fixos, prazos, comprovantes contábeis e outros da mesma natureza.

Assistente administrativo II: executar tarefas de apoio técnico-administrativo em todas as áreas da administração geral e, eventualmente, supervisionar as atividades de sua área de atuação.

Assistente administrativo III: executar tarefas de apoio técnico-administrativo, auxiliando os analistas em suas atividades; supervisionar as atividades dos assistentes e auxiliares sob sua responsabilidade.

Assistente técnico-administrativo: supervisionar e executar tarefas de natureza administrativa nas áreas de Pessoal, Material, Contabilidade e Finanças, examinando e propondo soluções cabíveis, redigindo documentos diversos e orientando assistentes e auxiliares administrativos na execução de suas tarefas.

Auxiliar de documentação: executar tarefas auxiliares e de apoio aos técnicos e assistentes nas atividades de documentação dos acervos institucionais.

George Corrêa