Serão questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. Do total de oportunidades, 150 são para homens e 50 para mulheres, distribuídas entre unidades da SAP
George Corrêa Publicado em 12/04/2013, às 14h28
Neste domingo (14) acontecem as provas objetivas do concurso que abre 200 vagas de agente de segurança penitenciária de classe I, na Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo.
Do total de oportunidades, 150 são para homens e 50 para mulheres. As vagas serão distribuídas entre as unidades prisionais pertencentes à SAP, de acordo com a necessidade da administração.
De acordo com a organização do processo seletivo, 30.103 pessoas se inscreveram no concurso, sendo 11.749 para as vagas femininas e 18.354 para as masculinas.
As provas serão aplicadas nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté; e trarão questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.
Os aprovados ainda passarão por prova de aptidão psicológica, prova de condicionamento físico e investigação social.
Agente de segurança
A carreira de agente de segurança penitenciária exige nível médio completo e oferece remuneração de R$ 2.629,50 em cidades de até 500 mil habitantes e R$ 2.704,50 em cidades que ultrapassarem os 500 mil, já acrescido o adicional de insalubridade. A jornada é de 12 horas seguidas de trabalho por 36 horas seguidas de descanso.
Cabe ao posto registrar a inclusão de presos; orientar os presos recém-chegados, explicando-lhes o uso das celas e dos diversos utensílios, bem como as disposições regulamentares da unidade; recolher os presos, escoltando-os até as celas e trancando-os com chaves de segurança; fazer a chamada dos presos, para constatar possíveis faltas e providenciar as medidas que se fizerem necessárias; entre outros.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.