Santo André/SP aplica provas a 238 vagas de professor

Serão 40 questões de múltipla escolha, abordando conhecimentos específicos. Todas as avaliações acontecem no próprio município

George Corrêa   Publicado em 31/05/2013, às 15h41

A Prefeitura Municipal de Santo André (SP), na Grande São Paulo, aplica neste domingo (2) as provas objetivas do concurso para ocupar 238 vagas no cargo de professor de educação infantil e ensino fundamental.

Serão 40 questões de múltipla escolha, abordando conhecimentos específicos. Todas as avaliações acontecem no próprio município. Para fazer a consulta, basta acessar o arquivo anexo ao lado ou clicar aqui.

Saiba mais

Participam os candidatos com licenciatura plena em pedagogia ou ensino médio em magistério.

Os candidatos de magistério recebem R$ 11,85 hora/aula, enquanto os licenciados em pedagogia embolsam R$ 14,39 hora/aula. Do total de oportunidades, 12 serão destinadas a candidatos com deficiência.

Atribuições

São tarefas do professor planejar aulas e desenvolver coletivamente atividades e projetos pedagógicos; ministrar aulas, promovendo a educação e a relação ensino-aprendizagem dos alunos; procurar meios adequados para estimular o desenvolvimento infantil; organizar atividades; pesquisar; interagir com a família e a comunidade; participar na elaboração do projeto pedagógico; planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais; atuar em reuniões administrativas e pedagógicas; entre outras.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.