Gratuitas, inscrições para o processo seletivo da Receita Federal serão recebidas a partir de 26 de março. Há oportunidades para atuação em três áreas
Samuel Peressin Publicado em 24/03/2025, às 07h40 - Atualizado em 25/03/2025, às 08h46
Um novo processo seletivo da Receita Federal teve o seu edital publicado para credenciamento de peritos. Estão em disputa 16 vagas para prestação de serviços no Porto de São Luís, no Maranhão.
Há oportunidades para atuação em três especialidades: mecânica (4 postos), química (4) e mensuração de granéis (8). As duas primeiras áreas exigem curso superior, enquanto a última aceita formação a partir de nível médio.
É possível pleitear o credenciamento como perito autônomo ou vinculado à entidade privada. Além de atender aos requisitos de escolaridade, os candidatos devem possuir experiência mínima de dois anos.
+ 📄 Confira a íntegra do edital
Gratuitas, as inscrições serão recebidas entre 26 de março e 1º de abril. Para participar, é necessário enviar mensagem para o e-mail credperitos.irfsls.ma@rfb.gov.br, solicitando a abertura de processo digital.
+ 🌎 Fique por dentro de todos os concursos abertos no Brasil
Na sequência, os interessados terão até 4 de abril para efetuar a juntada da documentação descrita no edital, por meio do e-CAC, portal de serviços da Receita Federal.
A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de análise curricular, a partir das informações e documentos sobre formação e experiência profissional fornecidos durante o registro da inscrição.
Os peritos credenciados prestarão serviços por dois anos, com possibilidade de prorrogação uma vez, por igual período. Não haverá, no entanto, vínculo contratual ou empregatício com a Receita Federal.
Segundo o órgão, as atividades de perícia serão remuneradas com base nas tabelas definidas na Instrução Normativa 2.086/2022 (confira os valores pagos por cada tipo de serviço).
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como cronograma e atribuições, na página do processo seletivo da Receita Federal
concursos autorizados concursos abertos concursos 2025 provas anterioresA Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. A Receita Federal também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.
Até 1 de janeiro de 2019 era subordinado ao Ministério da Fazenda, e a partir daí passou a ser subordinado ao novo Ministério da Economia do Governo Jair Bolsonaro.