Destinado a preencher 71 vagas para prestação de serviços na Alfândega do Aeroporto de Viracopos, processo seletivo da Receita Federal oferece oportunidades em diversas áreas
Samuel Peressin Publicado em 06/01/2025, às 09h05 - Atualizado às 09h09
O processo seletivo da Receita Federal com 71 vagas para credenciamento de peritos, em São Paulo, recebe inscrições a partir desta segunda-feira (6).
As oportunidades são para prestação de serviços na Alfândega do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, distante cerca de 100 km da capital.
Voltadas a profissionais com curso superior em áreas específicas (veja a lista mais abaixo), as vagas também exigem que os candidatos possuam experiência mínima de dois anos.
+ 📄 Confira a íntegra do edital
Gratuitas, as inscrições serão recebidas até 12 de janeiro. Para participar, é necessário enviar mensagem para o e-mail peritos.sp.alfvcp@rfb.gov.br, solicitando a abertura de dossiê digital.
+ 🌎 Fique por dentro de todos os concursos abertos em São Paulo
Na sequência, os interessados terão até 17 de janeiro para efetuar a juntada da documentação descrita no edital, por meio do e-CAC, portal de serviços da Receita Federal.
A seleção ocorrerá por meio de análise curricular, a partir das informações sobre formação e experiência profissional fornecidas durante o registro da inscrição. A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer até 20 de fevereiro.
Os peritos credenciados prestarão serviços por dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois. Não haverá, no entanto, vínculo contratual ou empregatício com a Receita Federal.
Segundo o órgão, as atividades de perícia serão remuneradas com base nas tabelas definidas na Instrução Normativa 2.086/2022 (confira os valores pagos por cada tipo de serviço aqui).
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como cronograma e atribuições, na página do processo seletivo da Receita Federal
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anterioresA Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. A Receita Federal também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.
Até 1 de janeiro de 2019 era subordinado ao Ministério da Fazenda, e a partir daí passou a ser subordinado ao novo Ministério da Economia do Governo Jair Bolsonaro.