Exigência de ensino médio e inicial de R$ 4 mil. Documento está em fase final de ajustes
Fernando Cezar Alves Publicado em 05/10/2018, às 10h50
A Secretaria Estadual de Administração Prisional de Minas Gerais (Seap/MG) está em fase de ajustes finais do edital do seu novo processo seletivo para a contratação de pessoal para o cargo de agente de segurança penitenciário. Os últimos acertos estão sendo feitos em concurso com a banca organizadora, que será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Com isto, a expectativa é de que a liberação ocorra nos próximos dias. A seleção será para formar cadastro reserva de pessoal e para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio completo, com remuneração inicial de R$ 4.098, para jornada de 40 horas semanais.
Entre as atribuições da carreira estão garantir a ordem e a segurança no interior dos estabelecimentos prisionais, desempenhar ações de vigilância interna e externa dos estabelecimentos prisionais, incluindo muralhas e guaritas, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do sistema prisional, além de exercer atividades de escolta e custódia de presos.
A carreira também conta com previsão de novo concurso para o preenchimento de vagas efetivas, ainda sem data definida para início
Mais informações sobre o concurso para efetivos podem ser obtidas clicando aqui.
O último concurso para efetivos ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 3.535 vagas. A organizadora também foi o IBFC e a seleção contou com provas objetivas, redação, exame de saúde, testes de aptidão física, exame psicológico, curso de formação técnico profissional e investigação social.
A prova objetiva foi composta de 50 questões, sendo dez de língua portuguesa, dez de raciocínio lógico quantitativo e 30 de conhecimentos gerais.