Servidor com covid-19 poderá pedir carência no pagamento do consignado

Os servidores infectados com coronavírus poderão pedir carência de até 90 dias no pagamento do crédito consignado

Redação   Publicado em 22/07/2020, às 11h39

Leopoldo Silva/Agência Senado

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a ABBC (Associação Brasileira de Bancos) divulgou, nesta quarta-feira (22), que os servidores, aposentados e pensionistas de órgãos públicos poderão pedir carência de até 90 dias no pagamento do crédito consignado. Além disso, as instituições informam que poderá haver repactuação dos atuais empréstimos consignados concedidos a esse público nas mesmas condições previstas na Medida Provisória 936, convertida na Lei nº 14.020/2020, que prevê a carência para trabalhadores celetistas.

No caso dos servidores, a carência será concedida a aqueles que contraíram a covid-19. A carência também poderá ser solicitada para novas contratações, desde que comprovada a contaminação pela covid-19.

Aposentados e pensionistas

“Para os aposentados e pensionistas do INSS, conforme aprovado pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), os bancos associados à Febraban e à ABBC poderão, dentro do interesse e da conveniência entre as partes envolvidas, analisar pedidos e conceder carência pelo prazo previsto na Instrução Normativa nº 28 (até 90 dias) para novas contratações, repactuação e portabilidade de empréstimos consignados durante o período de calamidade pública, independentemente de estarem infectados pelo novo coronavírus, também respeitada a política de crédito de cada instituição”, acrescentam.

Segundo as entidades, nas repactuações ou em novas contratações serão cobrados os encargos remuneratórios pelo período da carência. “Para que seja operacionalmente viável a concessão da carência, os órgãos pagadores precisarão adequar seus normativos e efetuar as alterações necessárias nos sistemas informatizados. A Febraban e a ABBC conduzirão as tratativas neste sentido”, informaram.

*reprodução Agência Brasil

Leia também

Concurso PF (Polícia Federal): saiba como é a jornada de trabalho dos servidores
Concurso INSS: estudo prevê novos editais a cada dois anos
STF confirma que jornada e salários de servidores não podem ser cortados
Projeto de lei proíbe demissão de servidores públicos da área de educação durante pandemia
Maia propõe debate sobre a redução dos salários de servidores federais durante a pandemia