Editais com 76 vagas em Bueno Brandão estão suspensos

Segundo Prefeitura, objetivo é reavaliar a necessidade de promover as seleções. Inscrições seguiriam até 18 de fevereiro

Redação   Publicado em 11/01/2013, às 14h32

Pouco mais de um mês depois de abrir o período de inscrições para completar 76 vagas, a Prefeitura da Estância Climática e Hidromineral de Bueno Brandão (MG) - na região de Pouso Alegre, a 470 km de Belo Horizonte - informa que suspende a realização dos concursos, provisoriamente.

De acordo com a administração, o objetivo é reavaliar a necessidade de promover os processos de seleção, uma vez que a Prefeitura passa pelo período de instalação da nova gestão. O decreto de suspensão pode ser consultado, na íntegra, no documento anexo ao lado.

Concurso e processo seletivo

Foram lançados dois editais, de concurso e processo seletivo, que juntos contam com 76 oportunidades de todos os níveis de escolaridade.

São oferecidos salários de R$ 622 a R$ 6.800 e jornadas entre 12 e 44 horas semanais. As inscrições já estavam em andamento e estavam previstas para se encerram no dia 18 de fevereiro.

Já as provas objetivas aconteceriam em 24 de março, com questões sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais, específicos, de informática e educacionais, dependendo do cargo. Para algumas carreiras, também haverá prova prática enquanto candidatos a professor realizarão prova de títulos (especialização, mestrado e doutorado).

Vagas

Candidatos alfabetizados se inscrevem para auxiliar de mecânico (1); operador de máquinas (2); e padeiro (1).

Também há vagas para quem ainda não completou o nível fundamental, nas carreiras de auxiliar de serviços gerais (9); funileiro (1); gari (1); jardineiro (1); lavador de autos (1); servente de escola (3); e vigilante municipal (8). Já quem se formou pode concorrer à agente comunitário de saúde da família (5), somente para quem reside no local de atuação; agente de endemias (1); auxiliar administrativo (1); auxiliar de farmácia (1); mecânico (1); e monitor de transporte escolar (5).

Para o nível médio, há inscrições de auxiliar administrativo de saúde (1); fiscal sanitário (1); monitor de educação infantil (2); monitor de telecentro comunitário (5); técnico em higiene dental (3); auxiliar de dentista (1); auxiliar de enfermagem (1).

Por fim, quem tem formação superior opta entre coordenador do CRAS (1); dentista (1); engenheiro agrônomo (1) e civil (1); fisioterapeuta (1); fonoaudiólogo (1); médico clínico geral (2), ginecologista (2) e pediatra (2); nutricionista (1); professor (4); professor de educação física (1); técnico em meio ambiente (1); e médico de PSF (1).

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.