30 vagas: provas de Dom Expedito Lopes estão suspensas

Suspensão é por tempo indeterminado. Decisão foi tomada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí

Redação   Publicado em 18/12/2012, às 15h13

Está suspensa, por tempo indeterminado, a aplicação das provas objetivas ao concurso promovido pela Prefeitura de Dom Expedito Lopes (PI), que tem como objetivo o preenchimento de 30 postos temporários em seu quadro de servidores.

A decisão foi tomada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí. A íntegra do comunicado publicado pelo Instituto Machado de Assis, organizador do concurso, pode ser conferida no arquivo anexo ao lado.

A avaliação contaria com 40 questões, abordando conhecimentos de língua portuguesa; matemática; atualidades; e conhecimentos gerais, específicos e pedagógicos. Os classificados para professor também passam por prova de títulos.

Saiba mais sobre as vagas

As vagas para ensino médio são nas carreiras de professor de 1ª a 4ª série (10), que exige ensino médio em magistério, normal superior, ou ainda superior em pedagogia; assistente de dentista (2), necessário experiência; e técnico em enfermagem (4), curso técnico e registro no conselho são requisitados.

Já para o nível fundamental incompleto há colocações para vigia (5), zelador/merendeira (6), e motorista (3).

Os vencimentos são no valor de um salário mínimo, com valores vigentes na ocasião da contratação, e a jornada é de 40 horas semanais (exceto aos professores, que é de 20 horas semanais). Das oportunidades, 5% serão destinadas aos portadores de necessidades especiais.

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.