Decisão foi tomada pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, que estabelece a fixação de nova data para a entrega de comprovação da habilitação de aquaviário
George Corrêa Publicado em 02/05/2013, às 16h00
Está suspenso o processo seletivo aberto pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha, para a contratação de 206 profissionais na categoria de praticante de prático de 2012. Os postos estão distribuídos por 17 Estados do país.
A decisão foi tomada pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, que estabelece a fixação de nova data para a entrega de comprovação da habilitação de aquaviário. Os detalhes da determinação estão disponíveis no comunicado no arquivo anexo ao lado.
Saiba mais sobre as vagas
Para ser nomeado, o aprovado precisa ter nível superior em qualquer área e ser aquaviário da seção de convés ou de máquinas de nível igual ou superior a quatro, ou pertencer ao grupo de amadores, no mínimo na categoria de mestre-amador.
As oportunidades estão distribuídas entre zonas de praticagem de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Confira os municípios no anexo II do edital.
O nível de responsabilidade inerente à função justifica a remuneração oferecida, cujo valor pode variar de R$ 60 mil a R$ 130 mil, dependendo do número de manobras exercidas pelo profissional ao longo do mês.
O prático
O prático é responsável pelas manobras de navios próximos a trechos de costas, baías e portos, garantindo a segurança das embarcações e evitando tragédias marítimas. A Marinha informa, porém, que não compete a ela interferir nos valores envolvidos na prestação do serviço, nem nos ganhos do prático, sendo função direta da negociação dos valores acordados entre a entidade de praticagem com os tomadores dos serviços; ou seja, a Marinha somente regula os requisitos para a prestação dos serviços, visando a segurança da navegação.
Seleção
O processo seletivo será composto por prova escrita, apresentação de documentos, seleção psicofísica, teste de suficiência física, prova de títulos e prova prático-oral.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.